Uso da gamificação com foco na otimização da comunicação em atividades projetuais realizadas em ambientes acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796313262024003-021Palavras-chave:
gamificação, performance, organizações, equipes, produtividadeResumo
O trabalho em equipe requer uma comunicação assertiva para aumentar a sinergia entre as pessoas envolvidas. Dentre os métodos que podem ser usados para melhora da comunicação está a gamificação, que por meio do uso de pontos, insígnias, ranking e outros elementos pode levar ao aumento da motivação para que ações no sentido de melhora da comunicação sejam feitas. A pesquisa apresentada procura explorar e identificar elementos da gamificação que podem melhorar o trabalho em equipe pelo uso de uma comunicação mais assertiva entre os membros da equipe que estão desenvolvendo projetos de jogos em um curso de graduação. O método utilizado foi uma revisão sistemática sobre o tema gamificação e performance em equipe, posteriormente a aplicação de gamificação em um grupo de alunos e por fim a extração preliminar dos dados resultantes da aplicação da gamificação. O trabalho apresenta um pré-teste e testes parciais para identificação de problemas comuns na atividade projetual e testes que procuram identificar a potencialidade do uso da gamificação em ambientes acadêmicos na atividade projetual. Como resultado da pesquisa percebe-se que a aplicação da gamificação pode sim melhorar a performance percebida no trabalho em equipes, mas o aumento em alguns casos não foi significativo, e em casos isolados o aumento tão pouco foi percebido.
Downloads
Referências
ALGASHAMI, Abdullah et al. Gamification risks to enterprise teamwork: taxonomy, management strategies and modalities of application. Systems, v. 7, n. 1, p. 9, 2019.
ALGASHAMI, Abdullah et al. Conceptualising gamification risks to teamwork within enterprise. In: IFIP Working Conference on The Practice of Enterprise Modeling. Springer, Cham, 2018. p. 105-120.
ATTALI, Yigal; ARIELI-ATTALI, Meirav. Gamification in assessment: Do points affect test performance?. Computers & Education, v. 83, p. 57-63, 2015.
AŠERIŠKIS, Darius; DAMAŠEVIČIUS, Robertas. Gamification of a project management system. In: Proc. of Int. Conference on Advances in Computer-Human Interactions ACHI2014. 2014. p. 200-207.
CANNON-BOWERS, Janis A.; SALAS, Eduardo. A framework for developing team performance measures in training. 1997.
HACKMAN, J. Richard. The design of work in the 1980s. Organizational Dynamics, v. 7, n. 1, p. 3-17, 1978.
KOZLOWSKI, Steve W. J.; BELL, Bradford S. Work Groups and Teams in Organizations. Handbook of Psychology, Second Edition, [S. l.], 2012. DOI: 10.1002/9781118133880.hop212017.
DALE, Steve. Gamification: Making work fun, or making fun of work?. Business information review, v. 31, n. 2, p. 82-90, 2014.
DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining" gamification". In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15.
DICHEVA, Darina et al. Gamification in education: A systematic mapping study. Journal of Educational Technology & Society, v. 18, n. 3, p. 75-88, 2015.
ERENLI, Kai. The impact of gamification-recommending education scenarios. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 8, n. 2013, 2013.
HACKMAN, J. Richard. The design of work in the 1980s. Organizational Dynamics, v. 7, n. 1, p. 3-17, 1978.
HANUS, Michael D.; FOX, Jesse. Assessing the effects of gamification in the classroom: A longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & education, v. 80, p. 152-161, 2015.
HERNÁNDEZ, Luis et al. Application of gamification elements in software engineering teamwork. In: 2017 12th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE, 2017. p. 1-7.
KOZLOWSKI, Steve W. J.; BELL, Bradford S. Work Groups and Teams in Organizations. Handbook of Psychology, Second Edition, [S. l.], 2012. DOI: 10.1002/9781118133880.hop212017.
LANDERS, Richard N.; BAUER, Kristina N.; CALLAN, Rachel C. Gamification of task performance with leaderboards: A goal setting experiment. Computers in Human Behavior, v. 71, p. 508-515, 2017.
MEKLER, Elisa D. et al. Towards understanding the effects of individual gamification elements on intrinsic motivation and performance. Computers in Human Behavior, v. 71, p. 525-534, 2017.
MUÑOZ, Mirna et al. State of the use of gamification elements in software development teams. In: European Conference on Software Process Improvement. Springer, Cham, 2017. p. 249-258.
ONG, M. Gamification and its effect on employee engagement and performance in a perceptual diagnosis task. the University of Canterbury. Psychology (Savannah, Ga.), 2013.
SÁNCHEZ-CARMONA, Adrián; ROBLES, Sergi; PONS, Jordi. A GAMIFICATION EXPERIENCE TO IMPROVE ENGINEERING STUDENTS'PERFORMANCE THROUGH MOTIVATION. Journal of Technology and Science Education, v. 7, n. 2, p. 150-161, 2017.
SANCHEZ-GORDÓN, Mary Luz; COLOMO-PALACIOS, Ricardo; HERRANZ, Eduardo. Gamification and human factors in quality management systems: Mapping from octalysis framework to ISO 10018. Communications in Computer and Information Science, [S. l.], v. 633, p. 234–241, 2016. DOI: 10.1007/978-3-319-44817-6_19.
SHAHRI, Alimohammad; HOSSEINI, Mahmood; PHALP, Keith; TAYLOR, Jacqui; ALI, Raian. Towards a code of ethics for gamification at enterprise. Lecture Notes in Business Information Processing, [S. l.], v. 197, p. 235–245, 2014. DOI: 10.1007/978-3-662-45501-2_17.
STEFANIDIS, Angelos; PHALP, Keith; ALI, Raian. Conceptualising gamification risks to teamwork within enterprise. In: The practice of enterprise modeling: 11th IFIP WG 8.1. Working conference, PoEM 2018, Vienna, Austria, October 31–November 2, 2018, Proceedings. 2018. p. 105.
SAILER, Michael et al. How gamification motivates: An experimental study of the effects of specific game design elements on psychological need satisfaction. Computers in Human Behavior, v. 69, p. 371-380, 2017.
SAAVEDRA, Richard; EARLEY, P. Christopher; VAN DYNE, Linn. Complex interdependence in task-performing groups. Journal of applied psychology, v. 78, n. 1, p. 61, 1993.
STANTON, N.; SALMON, P. Human factors design & evaluation methods review. Defense Technology Center, February, v. 8, 2004.
TODA, Armando M.; VALLE, Pedro HD; ISOTANI, Seiji. The dark side of gamification: An overview of negative effects of gamification in education. In: Researcher links workshop: higher education for all. Springer, Cham, 2017. p. 143-156.
VAN ROY, Rob; ZAMAN, Bieke. Why gamification fails in education and how to make it successful: Introducing nine gamification heuristics based on self-determination theory. In: Serious Games and edutainment applications. Springer, Cham, 2017. p. 485-509.
VEGT, Niko et al. Designing gamification to guide competitive and cooperative behavior in teamwork. In: Gamification in education and business. Springer, Cham, 2015. p. 513-533.
VEGT, N. J. H. Teamwork Gamification: A designer's perspective. 2018. Tese de Doutorado. Delft University of Technology.
XAVIER, Ana Paula Pedrosa et al. Plano de ação complementar ao projeto gestão de volumes, visando melhoria incremental na produtividade operacional dos conferentes e auxiliares de transportes, aumento da sinergia e motivação, na transportadora Patrus. 2019.
ZAJONC, Robert B. Social facilitation. Science, v. 149, n. 3681, p. 269-274, 1965.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Human Factors in Design

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index