Uma interface em realidade aumentada usando internet das coisas (IoT) para o monitoramento de docas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796313262024037-068

Palavras-chave:

Design de Interface, Realidade Aumentada, Usabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma interface digital em Realidade Aumentada em um sistema IoT (Internet das Coisas) e sua análise de usabilidade com base em testes com usuário. Para realização desta pesquisa, foi aplicado o método do Diamante Duplo para compreensão dos requisitos das personas e promover inovação na construção da interface para o setor industrial. Os resultados confirmam que a interface desenvolvida: (1) possui fácil adaptação do usuário em manipular elementos virtuais inseridos no mundo físico; (2) promove mais agilidade e eficiência no processo de gerenciamento, capacitação e tutoria. Desta forma, sendo considerada apropriada para implementação em uma fábrica.

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Biografia do Autor

Eduardo Jorge Lira Antunes da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Design pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, especialista em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos pela Universidade do Estado do amazonas (UEA).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: augmented reality, management industry, método diamante duplo, metodologia de projeto e realidade aumentada.

Augusto Cesar Barreto Rocha, Universidade Federal do Amazonas

é Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Associado na Univer-sidade Federal do Amazonas (UFAM), com docência em graduação, mestrado e doutorado.

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

SILVA, Eduardo Jorge Lira Antunes da; CESAR BARRETO ROCHA, Augusto. Uma interface em realidade aumentada usando internet das coisas (IoT) para o monitoramento de docas. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 13, n. 26, p. 037–068, 2025. DOI: 10.5965/2316796313262024037-068. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/22925. Acesso em: 1 out. 2025.