Alfabetismo visual no ensino de design gráfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e1869

Palavras-chave:

Alfabetismo Visual, Ensino em Design Gráfico, Teoria do Design

Resumo

Este artigo visa discernir a respeito da experiência didática no ensino do conteúdo de sintaxe visual delimitada na prática compositiva. A pesquisa é qualitativa cujas estratégias de levantamento de dados e informações utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a sistemática em banco de trabalho científico. Em seguida, descreve-se alguns exemplos de marcos históricos que fundamentam a discussão sobre o conteúdo programático da atividade acadêmica. Ao final, apresenta-se um discernimento a respeito deste conteúdo na formação acadêmica deste futuro profissional, verificando-se tensões no ensino-aprendizagem dos fundamentos sintáticos da linguagem visual no Design Gráfico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luisa Boavista Lustosa Cavalcante, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialização em Desenho Industrial e Desenvolvimento Tecnológico Industrial, ambas no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/CNPq). Mestre em Engenharia de Produção / Ergonomia, na Coordenadoria de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ/CNPq). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Experiência profissional no desenvolvimento de projetos gráficos, de produtos e de pesquisa em design.

Referências

BYRNE´S EUCLID. The First Six Books Ofthe Elements Of Euclidwith Coloured Diagrams And Symbol. Disponível em: https://www.c82.net/euclid/. Acesso em: 20/03/2022.

CNE. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 8 DE MARÇO DE 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces05_04.pdf Acesso em: 17/03/2022.

DESIGN is fine. History is mine. Oliver Byrne, The First Six Books of the Elements of Euclid, 1847. Disponível em: https://www.design-is-fine.org/post/61667929974/oliver-byrne-the-first-six-books-of-the-elements Acesso em: 20/03/2022.

DEVERGENES, Natalia Maria, Linguagem visual no paradigma sistêmico da ciência: uma construção de conhecimento com estudantes do ensino institucional de design gráfico em londrina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso [Graduação]. Universidade estadual de Londrina, Londrina, 2020.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da Linguagem Visual; Trad. Jefferson Luiz Amargo. 2ª Ed. São Paulo, Martins Fontes, 2015.

EUCLID. Preclarissimus liber elementorum Euclidis perspicacissimi in artem geometrie incipit qu afoelicissime. Venetijs impressit: Erhardus Ratdolt Augustensis impressor solertissimus. 1482, octauis Cale n. Ju n. [25 May, 1482]. Disponível em: https://doi.org/10.5479/sil.381783.39088006369250>. Acesso em: 19/03/2022.

LEBORG, C. Gramática Visual. SP: Gustavo Gilli, 2015.

LUPTON, Ellen & PHILLIPS, Jennifer Cole, Novos Fundamentos do Design, Trad. Cristian Borges, COSAC NAIFY, 2008.

LUPTON, Ellen; MILLER J. A. (Orgs.). ABC da Bauhaus - a Bauhaus e a teoria do design. Tradução André Stolarski. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

NOBLE, Ian; BESTLEY, Russell. Pesquisa visual: introdução às metodologias de pesquisa em design gráfico. São Paulo: Bookman, 2013.

MAGRO JR, José Carlos; MOURA, Mônica. Uma Experiência de Ensino em Design Gráfico no Cenário Pandêmico. Educação Gráfica, Brasil, Bauru. ISSN 2179-7374. V. 25, No . 2. Agosto de 2021. Pp. 194 – 209.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. 4. Ed. Norte-americana. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SCIENCE PHTO LIBRARY, Euclid's Elements of Geometry, 1482. Disponível em: https://www.sciencephoto.com/media/502520/view/euclid-s-elements-of-geometry-1482>. Acesso em: 19/03/2022.

SCOPUS, Disponível em: ttps://www-scopus.ez78.periodicos.capes.gov.br

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho, São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2022-06-01

Como Citar

CAVALCANTE, Ana Luisa Boavista Lustosa. Alfabetismo visual no ensino de design gráfico. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1869. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21869. Acesso em: 29 mar. 2024.