O criar sensível: o ensino-aprendizagem de processo criativo sinestésico para o Design de Moda
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630922025e6919Mots-clés :
Criatividade, Sinestesia, EducaçãoRésumé
O presente artigo é derivada de uma pesquisa de mestrado ainda em curso, e apresenta um estudo sobre como a sinestesia pode ser inserida no ensino de criatividade para designers de moda em formação, a fim de contribuir para suas referências pessoais e desenvolver produtos autorais. Buscou-se compreender os conceitos de criatividade, suas características na contemporaneidade e como pode ser ensinada, por meio de uma revisão inicial, seguindo a metodologia Teoria do Enfoque Meta-Analítico (TEMAC), visando compreender o panorama dos estudos nesse campo, e, por meio de uma revisão narrativa que permitiu consolidar o estudo sobre métodos de ensino no campo da criatividade. Com base nesse mapeamento inicial, foi proposta uma ferramenta de ensino que utiliza a sinestesia para estimular a criatividade e que foi aplicada em uma disciplina optativa sobre o processo criativo sinestésico para design de moda. A análise dos dados coletados a partir das avaliações realizadas no âmbito dessa disciplina teve como principal resultado a criação de uma coleção de moda com processo criativo sinestésico e permitiu concluir que a inserção da sinestesia no processo criativo pode promover inspiração genuína e o desenvolvimento da individualidade dos designers, em um contexto marcado pela cópia e falta de incentivo a criação.
Téléchargements
Références
ALENCAR, E. S de. FLEITH, D. S. de. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.
ALENCAR, E.; FLEITH, D. Superdotados: Determinantes, Educação e Ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001.
AMABILE, T M. (1996). Creativity in the context. 2. ed. Boulder, CO: Westview Press.
ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, D. (Ed.). A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. New York: Longman, 2001.
BARRON, F. (1969). Creative person and creative process. Nova York: Holt, Rinehart & Winston.
BRAIDA, F. NOJIMA, V. L. Design para os sentidos e o insólito mundo da sinestesia. In Anais do 8º Congresso Brasileiro de Design da Informação, São Paulo. São Paulo: Universidade de São Paulo. p. 1-10, 2010.
BOURRIAUD, N. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ÇUBUKÇU, E. DUNDAR, Ş. G. (2007). Can creativity be taught? An empirical study on benefits of visual analogy in basic design education. ITU A|Z, 4(2), 67-80.
EDELKOORT, L. (2015). Anti_Fashion manifesto. Trend Union. Disponível em: https://www.dezeen.com/2015/03/02/li-edelkoort-manifesto-anti-fashion-obsolete/[1]
ERNER, G. Sociologia das tendências. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FRANCEZ, L.;SANT’ANNA, M. Imagens do cotidiano e formação sensível. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade,v. 12n. 1, 2023.Disponível em: <https://doi.org/10.9771/re.v12i01.43491>. Acesso em: 8 abr. 2025.
GUILFORD, J. P (1967). The nature of human intelligence. Nova York: McGraw-Hill.
JEFFREY, B. CRAFT, A. Teaching creatively and teaching for creativity: distinctions and relationships. Educational Studies. Vol. 30, n 1, p. 77-87, out. 2010.
LEE, J. H. YANG, E. K. LEE, E. J. MIN, S. Y. SUN, Z. Y. XUE, B. J. The use of VR for collaborative exploration and enhancing creativity in fashion design education. International Journal of Fashion Design, Technology and Education, vol. 14, n. 1, p. 48-57, 2021.
LEE, J. H. Yang, E. Sun, Z. Y. Using an Immersive Virtual Reality Design Tool to Support Cognitive Action and Creativity: Educational Insights from Fashion Designers, The Design Journal, vol. 24, n. 4, p. 503-524, 2021.
MAOR, R. PAZ-BARUCH, N. MEVARECH, Z. GRINSHPAN, N., LEVI. R. MILMAN, A. SHLOMO, S. ZION, M. Teaching creatively and teaching for creativity – theory, teachers’ attitudes, and creativity-based practices, Educational Studies,24 Jun 2024. DOI: 10.1080/03055698.2024.2371091.
MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858–esboços da crítica da economia política. Boitempo editorial, 2015.
MORAIS, M. F. Criatividade: Conceito e desafios. Educação e Matemática, vol. 18, n. 135, p. 3 - 7, 2015.
NORMAWATI, M. KURNIAWATI, F. Teaching for Fostering Creativity in Higher Educationfor Facing The Global Competition : A Systematic Literature Review. Jurnal Kependidikan: Jurnal Hasil Penelitian dan Kajian Kepustakaan di Bidang Pendidikan, Pengajaran dan Pembelajaran, vol. 9,n. 2, p. 530-540, 2023.
OSTERMANN, Fernanda; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda. Teorias de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf-UFRGS, 2011. 58 p.
OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campos, 1990.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
OXFORD. In: Oxford Languages. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 31 out. 2024.
PEDREIRA, B. R. Design e Educação : Contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/superdotação. Dissertação (Mestra- do em Design) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SANCHES, M. Moda e projeto: estratégias metodológicas em design. 1. Ed. - São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SILVA, C. A. P. Sinestesias e Design de Moda: aplicação de uma proposta multissensorial em projetos acadêmicos. ACTAS DE DISEO , v. 34, p. 226-229, 2021.
STERNBERG, R. J. Teaching for creativity. In R. A. Beghetto & J. C. Kaufman (Eds.), Nurturing creativity in the classroom. Cambridge University Press. p. 394-414, 2010.
SVENDSEN, L. Moda: Uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
THOMAS, K. Can creativity be taught and learned? Philosophy of Education Society of Australasia, Wellington, Conference Presentation, 2007.
VEIGA, S. LOPES, H. FIGUEIREDO, D. Crio porque existo, existo porque fui amado. Vazio e criatividade na contemporaneidade. Reverso, Belo Horizonte, ano 42, n. 80, p. 15 – 24, 2020.
WARD, J. Synesthesia. Annu Rev Psychol. 2013;64:49-75. doi: 10.1146/annurev-psych-113011-143840. Epub 2012 Jun 29. PMID: 22747246.
WARD, J., Thompson-Lake, D., Ely, R., & Kaminski, F. (2008). Synaesthesia, creativity and art: what is the link? Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, 275(1638), 127-134. https://doi.org/10.1098/rspb.2007.1057
WEISBERG, R. W. Creativity: Understanding innovation in problem solving, science, and the arts. John Wiley & Sons, Inc, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marília Possidone, Breno Tenório Ramalho de Abreu 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

