O restauro do sacrário têxtil da Venerável Confraria de Nossa Senhora da Lampadosa: um olhar sobre o sagrado
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630912025e6360Mots-clés :
restaure, tabernacle, textileRésumé
Os tabernáculos são o coração do altar-mor e devem estar em boas condições de preservação para cumprir a sagrada função da Eucaristia. Na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Centro, na Venerável Confraria de Nossa Senhora da Lampadosa, localizada na Igreja da Lampadosa, encontra-se um raro exemplo sobrevivente de sacrário em estrutura têxtil. Trata-se de forros damascados com acabamentos em passamanarias e franjas metálicas douradas, tecidos em algodão e sintéticos. As intervenções em objetos religiosos ativos precisam estar em diálogo constante entre as necessidades de culto e a ética profissional do conservador. Nesse sentido, a abordagem deste trabalho pautou-se na metodologia de conservação museológica, respeitando as marcas temporais na matéria e com intervenção mínima. Este artigo aborda os processos de identificação material, estado de conservação e restauro de nosso precioso patrimônio, que poderá voltar a reluzir uma vez mais.
Téléchargements
Références
ARANTES, P. A. C; FERREIRA, D. J. L. A moda como dispositivo da memória no espaço museológico. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 212-226, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18924. Acesso em: 20 set. 2024.
BATISTA DOS SANTOS, A. F. Los tejidos labrados de la España del siglo XVIII y las sedas imitadas del arte rococó en Minas Gerais (Brasil). Análisis formal y analogias. 2009. 714 f. Tese (Doutorado em Ciências de Artes e Letras) – Universitat Politècnica de València, Valência, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.4995/Thesis/10251/6292. Acesso em: 13 ago. 2024.
BERTO, J. P. A preservação de bens culturais sacros: os museus de arte sacra e suas especificidades. In: VIII SEMINÁRIO NACIONAL DO CENTRO DE MEMÓRIA, 2016, Campinas. Memórias e acervos documentais: o arquivo como espaço produtor de conhecimento. Anais eletrônicos. Campinas: Unicamp, 2016. Disponível em: https://shre.ink/gKsk. Acesso em: 24 maio 2024.
BRANDI, C. Teoria da restauração. Porto Alegre: Artes & Ofícios, 2014. ISBN: 978-8574806310.
CIE - International Commission on Illumination. CIE 015:2004 Colorimetry. Viena: CIE Central Bureau, 2004. ISBN: 978-3901906336.
COSTA, L. M. Bens integrados: conceituação e exemplos. In: COSTA, L. M. Manual de preenchimento da Ficha do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados. Brasília: IPHAN/DID, 2000.
DE LEO, F.; ISOLA, D. The Role of Fungi in Biodeterioration of Cultural Heritage: New Insights for Their Control. Applied Sciences, v. 12, n. 20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app122010490. Acesso em: 13 ago. 2024.
FACÓ, A. D (coord.). Guia das igrejas históricas da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Prefeitura Municipal/Iplan Rio, 1997.
FERREIRA, L. S. Dos muros às frestas: a Irmandade Nossa Senhora da Lampadosa como espaço étnico-cultural. Epígrafe, FOZ DO IGUAÇU, v. 10, n. 1, p. 360-382, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021212. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p360-382. Acesso em: 24 maio 2024.
FREIRE, Q. G. Nova administração da Confraria da Lampadosa, no Centro, revoluciona igreja com devoção de 275 anos. Notícias do Cotidiano, Diário do Rio: Quem ama o Rio lê, dez. 2023. Disponível em: https://diariodorio.com/nova-administracao-da-confraria-da-lampadosa-no-centro- revoluciona-igreja-com-devocao-de-275-anos/. Acesso em: 24 maio 2024.
HONORATO, C. de P. Imagens da morte: a representação africana da morte através das telas de Jean de Baptiste Debret. In: XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Florianópolis. Lugares dos historiadores: Velhos e novos desafios. Anais eletrônicos. Florianópolis: ANPUH, 2015. Disponível em: https://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439865545_ARQUIVO_Imagensdamorte-texto-completo.pdf. Acesso em: 30 maio 2024.
LACAZ, C. S.; HEINS-VACCARI, E. M.; MARTINS, J. E. C.; MELO, N. T.; PORTO, E. Tratado de micologia médica. São Paulo: Savier, 2002. ISBN: 85- 7378-123-8.
MAURÍCIO, A. Templos históricos do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert, 1947.
MELGOSA, M; PÉREZ GÓMEZ, M; YEBRA, A; HUERTAS, R; HITA VILALVERDE, E. Algunas reflexiones y recientes consideraciones internacionales sobre evaluación de diferencias de color. Óptica pura y aplicada, v. 34, n. 1, p. 1-10, 2001. ISSN-e: 2171-8814.
ROMERO, L. L.; VIEIRA, J. O.; WEHRS, M.; MEDEIROS, L. A.; MARTINS, R. F. Fibras artificiais e sintéticas. BNDES Setorial, v. 1, n. 1, p. 54-66, jul. 1995. Disponível em: http://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/4241. Acesso em: 24 maio 2024.
SOARES, M. de C. Devotos da cor: Identidade étnica, religiosidade e escravidão no Rio de Janeiro, século XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SOARES, M. de C. O Império de Santo Elesbão na cidade do Rio de Janeiro, no século XVIII. Topoi, v. 3, n. 4, p. 59-83, mar. 2002. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/topoi/a/Mkgkw3mj3KtjBJMKJf78jNL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 maio 2024.
TIMAR-BALAZSY, A., ESTOP, D. Chemical Principles of Textile Conservation. Oxford: Butterworth-Heineman, 2020. ISBN: 978-0367606381. Disponível em: https://www.routledge.com/Chemical-Principles-of-Textile-Conservation/Timar-Balazsy-Eastop/p/book/9780367606381. Acesso em: 18 set. 2024.
VIÑAS, S. M. Teoría Contemporánea de la Restauración. Madri: Sintesis, 2003.
WOLBERS, R. C; DILLON, C; LAGALANTE, A. Acrylic Emulsion Paint Films: The Effect of Solution pH, Conductivity, and Ionic Strength on Film Swelling and Surfactant Removal. Studies in Conservation, v. 59, n. 1, p. 52-62, jan. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1179/2047058412Y.0000000076. Acesso em: 13 ago. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Thainá Vigio Ribeiro 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

