Projeto Tipografismos: um método para o ensino e aprendizagem da Tipografia
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630822024e5460Mots-clés :
projeto tipografismos, tipografia, método para criação de fontes tipográficasRésumé
O ensino de tipografia precisa de mais atenção devido às habilidades técnicas específicas, como desenho, softwares, métodos e construção de fontes. Este trabalho apresenta o Projeto Tipografismos e analisa os trabalhos de seis alunos, escolhidos por estilo, leiturabilidade e legibilidade. O projeto adaptou o método de Falcão (2021) para tornar o processo de construção de fontes mais acessível usando softwares gráficos e plataformas gratuitas. Aplicado a 159 alunos do curso de Comunicação Visual do IFSC - Campus Palhoça Bilingue, em 2022 e 2023, o método pode ser aprimorado e replicado em outros cursos de design. O referencial teórico baseou-se em learning by doing, experimentação ativa e conceitos de tipografia. Após o curso, uma pesquisa mostrou que, apesar da complexidade, a educação 4.0 promoveu criatividade e habilidades em solução de problemas.
Téléchargements
Références
FALCÃO, Luiza; ARAGÃO, Isabella Ribeiro; COUTINHO, Solange Galvão. A estruturação de um método para a criação de fontes de texto: uma proposta direcionada ao ensino do design de tipos. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 130-145, 2021. Disponível em:
https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/1304 . Acesso em: 12 abr. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
EDUCAÇÃO como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FANTI, Maria da Glória Corrêa di. A Linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos. Veredas: Revista de Estudos da Linguagem, Juiz de Fora, v. 2, n. 1, p. 95-111, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25268 . Acesso em: 12 abr. 2024.
GAROFALO, Débora. Educação 4.0: o que devemos esperar. Portal Nova Escola. 2018. Disponível em: https://nova-escolaproducao.s3.amazonaws.com/EVyWV8cPaqUpqbYPpPSCgaDdYNEfqsjSnYS2hYpypx3mafh6ApERsEaRWUZt/educacao-40-o-que-devemos-esperar.pdf . Acesso em: 1 jun. 2024.
HENESTROSA, Cristobal; MESEGUER, Laura; SCAGLIONE, José. Como criar tipos: do esboço à tela. 2a ed. Brasília: Estereográfica, 2019.
CORREA JÚNIOR, Roque; VOSGERAU, Dilmeire Sant’anna Ramos; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Learning by Doing e Complexidade: um diálogo entre a teoria e a prática. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 63, n. 21, p. 383-391, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-03052020000600383&script=sci_arttext . Acesso em: 01 jun. 2024.
DUQUE, Rita de Cássia Soares; FILHO, Paulo Henrique; SOUZALívia Barbosa Pacheco; LIMA Alexssander Gonçalves de; CABRAL, Marcos Vinicius Afonso; ROZENDO, Jefferson Florencio; Iran SILVA, Alves da (Orgs). A cultura maker: e suas implicações no contexto educacional. 1.ed. / Vitória: Editora Educação Transversal, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/740454/2/Livro%209%20Cultura%20Maker.pdf . Acesso em: 01 jun. 2024.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac & Naify 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Janaina Ramos Marcos 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

