Editorial: apresentação do Dossiê “Arte, Poéticas e Visibilidade da Pessoa com Deficiência”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630732023e4310

Mots-clés :

arte, poéticas, visibilidades da pessoa com deficiência

Résumé

Apresentação do dossiê 13 "Arte, Poéticas e Visibilidade da Pessoa com Deficiência", realizado por seus organizadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque, UNESP/Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doctorat en Arts à l'UNESP (depuis 2021); Chercheur associé au CLAEC ; Master en histoire de l'art du PPGHA-UNIFESP Campus Guarulhos; Spécialiste en Communication Sociale par SEPAC en accord avec PUCSP-COGEAE ; Diplôme en éducation artistique du CEUNSP ; Enseignant de l'enseignement élémentaire II et moyen-art, par le département municipal de l'éducation de São Paulo ; Diplômée en Pédagogie de la Faculdade Unyleya (depuis 2020); Diplômée en Sciences des Religions au Centre Universitaire UNINTER (depuis 2021).; Étudiant de troisième cycle en éducation spécialisée dans la perspective inclusive (SENAC, depuis 2022).

Elifas Levi da Silva, Federal Institute of São Paulo

Possui graduação em Tecnologia Eletrônica - Faculdades Integradas Senador Flaquer (1989), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (2004), e Doutorado em Educação pela USP, na linha de Ensino de Ciências e matemática (2009). Tem experiência na área de Ensino de Física, no Ensino Médio e no Ensino Superior, atuando principalmente nos temas básicos da Física e na Formação de professores - inicial e continuada. Foi membro do Comitê de ética em pesquisa do IFSP entre 2012 e 2015 e membro do Comitê de Iniciação Científica do Campus Cubatão entre 2014 e 2015. Lidera o GEPEFOP - Grupo de ensino e pesquisa em educação e formação profissional, e atualmente integra as comissões: comitê de pesquisa COMPESQ, o núcleo docente estruturante NDE dos cursos Análise e desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Licenciatura em Matemática (LMA), e o Colegiado da Licenciatura em Matemática.

Vanessa Lilian de Oliveira Nunes, Prefeitura do Município de São Paulo

Premiada na Categoria Jovens e Adultos do Pêmio Paulo Freira de Qualidade do Ensino Municipal 2022 com o projeto Cara crachá, documentação pedagógica como garantia de acesso e direitos da Pessoa com deficiência. Iniciou sua formação acadêmica em 1998 na área da Educação com Licenciatura em Letras Port. / Inglês e Pedagogia. Se especializou em Educação Infantil, Educação a Distância, Linguagem, Comunicação, Autismo e Educação Inclusiva de Crianças, Jovens e Adultos. Lecionou na Rede privada por mais de uma década, tendo sua última atuação no Colégio Albert Sabin. Iniciou a carreira na Rede Pública Municipal de São Paulo em 2010 como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e atualmente atua como PAEE - Professora de Atendimento Educacional Especializado para Jovens e Adultos com Deficiência no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA Prof Rose Mary Frasson, respondendo hierarquicamente ao CEFAI - Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão pertencente a Diretoria Municipal de Ensino: Freguesia do Ó / Brasilândia. Foi recentemente co-laureada junto à Veronia Urbani Souto com o Prêmio Paulo Freire de Qualidade de Ensino Municipal 2022 pelo projeto: Cara, crachá: documentação pessoal como acesso e garantia de direitos para as pessoas com deficiência (2022). É defensora e difusora da modalidade de AEE conhecida com coensino ou aula colaborativa.

Publiée

2023-10-01

Comment citer

TEIXEIRA ALBUQUERQUE, Fellipe Eloy; LEVI DA SILVA, Elifas; DE OLIVEIRA NUNES, Vanessa Lilian. Editorial: apresentação do Dossiê “Arte, Poéticas e Visibilidade da Pessoa com Deficiência”. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 7, n. 3, p. 1–6, 2023. DOI: 10.5965/25944630732023e4310. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24310. Acesso em: 11 mai. 2024.