Figurinos digitais: a produção e a representação holográfica em Abba Voyage
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630722023e3539Mots-clés :
Abba, cultura pop, figurinos digitaisRésumé
O presente estudo objetiva compreender o papel do figurino na representação holográfica/avatares dos integrantes do ABBA no espetáculo “ABBA Voyage” (2022). Elaborados por B. Åkerlund, em conjunto com marcas, como a Dolce & Gabbana, os trajes tiveram a aprovação da banda para posterior digitalização. Traz uma análise sobre os figurinos do show “Abba Voyage”, através de postagens no perfil oficial no Instagram (@abbavoyage), entre agosto/2021 e outubro/2022, registros oficiais e imprensa especializada, para elencar os principais destaques utilizados para potencializar a representação visual dos artistas. Infere-se que os figurinos são fundamentais na linguagem visual do ABBA e, o uso de tecnologias emergentes, continuam a manter a imagem pop do grupo, sendo um norte de contato no reconhecimento dos artistas
Téléchargements
Références
ABBA Voyage. In: Abba Voyage. [S. l.], 24 ago. 2021a. Disponível em: https://abbavoyage.com. Acesso em: 23 nov. 2022.
ABBA: Figurinista relembra trajes na volta do grupo após quase 40 anos. [S. l.: s. n.], 2021b. (4min 39s). 1 vídeo. Publicado pelo canal Jornal O Globo. Disponível em: https://youtu.be/BsHz4ar09mY. Acesso em: 23 nov. 2022.
ABBA the museum. In: ABBA the museum. [S. l.], c2022. Disponível em: https://abbathemuseum.com/en. Acesso em: 23 nov. 2022.
AMARAL, Adriana; SOARES, Thiago; POLIVANOV, Beatriz. Disputas sobre performance nos estudos de Comunicação: desafios teóricos, derivas metodológicas. Intercom – RBCC, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 63-79, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/LhmGkbnggZ3TL4R7h5QbBgf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022.
BELTING, Hans. Imagen, medium, cuerpo: Un nuevo acercamiento a la iconología. Cic Cuadernos de Información y Comunicación, Madrid, v. 20, p. 153-170, 4 nov. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/rev_CIYC.2015.v20.49382. Acesso em: 29 ago. 2022.
BIANCIOTTO, Jordi. Abba: Generación Kitsch. Valencia, Espanha: Editora La Mascara, 2020.
BIONDI, Annachiara. 26 spectacular outfits to celebrate Abba’s comeback. In: Vogue. [S. l.], 15 jul. 2018. Disponível em: https://www.vogue.in/content/26-spectacular-outfits-celebrate-abbas-comeback. Acesso em: 23 nov. 2022
BORRELLI-PERSSON, Laird. Everything You Need to Know About ABBA’s Voyage Costumes. In: Vogue. [S. l.], 26 maio 2022. Disponível em: https://www.vogue.com/article/everything-you-need-to-know-about-abba-s-voyage-costumes. Acesso em: 22 nov. 2022.
CONHEÇA a arena temporária dos shows virtuais do ABBA! In: casa.com.br. [S. l.], 17 jun. 2022. Disponível em: https://casa.abril.com.br/arquitetura/arena-temporaria-shows-abba. Acesso em: 23 nov. 2022.
CROOT, Viv. Biographic Abba. Lewes, UK: GMC Publications Ltd, 2020.
COSTA, Maria Auxiliadora Leite. O figurino no cinema. In: DROUGUETT, Juan
Guilhermo; D. ANDRADE, Flávio F. A. (org.). O feitiço do cinema. Ensaio de griffe sobre a sétima arte. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. p. 103-107.
DENETT, Kate. ABBA teams up with Dolce & Gabbana to design one-off digitised outfits for the singers' avatars to wear in their upcoming avatar concerts. Daily Mail, [S. l.], 29 abr. 2022. Disponível em: https://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-10765229/ABBA-teams-Dolce-Gabbana-design-one-digitised-outfits-hologram-concerts.html. Acesso em: 29 ago. 2022.
DODSON, Aaron.The strange legacy of Tupac’s ‘hologram’ lives on five years after its historic Coachella debut. In: Andscape. [S. l.], 14 abr. 2017. Disponível em: https://andscape.com/features/the-strange-legacy-of-tupacs-hologram-after-coachella. Acesso em: 22 nov. 2022.
EMERENCIANO, J. A comunicação através das roupas: uma compreensão do design de moda além da superficialidade. Revista Design em Foco, Salvador, v. 2, n. 1, p. 9-25, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/661/66120102.pdf. Acesso em: 03 maio. 2023.
GLAM rock. In: ENCYCLOPEDIA Britannica. Editado pelos Editores da Encyclopaedia Britannica. [S. l.]: Britannica, 26 set. 2022. Disponível em: https://www.britannica.com/art/glam-rock. Acesso em: 24 nov. 2022.
HAKIMIAN, Rob. 'Lost' David Bowie Film Set For Showing. The Quietus. [S. I.], 8 jan. 2020. Disponível em: https://thequietus.com/articles/27621-david-bowie-lost-film-30mm-hologram. Acesso em: 03 maio 2023.
IT BEGAN over 50 years ago in sweden. In: Abba Oficial Site. [S. l.], 2022. Disponível em: https://abbasite.com/story. Acesso em: 29 ago. 2022.
KALIL, Samara. Comunicação e hologramas de entretenimento: representações de artistas mortos em palcos de shows de música ao vivo. 2020. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2020.
KARLSSON, Petter; GRADVALL, Jan. Abba: The Official Photo Book. Stockholm: Bokförlaget Max Ström, 2014.
KROL, Charlotte. See new ABBA ‘Voyage’ costumes ahead of band’s “revolutionary” digital tour. In: NME. [S. l.], 12 maio 2022. Disponível em: https://www.nme.com/news/music/see-new-abba-voyage-costumes-ahead-of-bands-revolutionary-digital-tour-3223769. Acesso em: 23 nov. 2022.
LYONS, T. ABBA Arena raises the bar for temporary architecture. In: The Spaces. [S. l.], [2022]. Disponível em: https://thespaces.com/the-abba-arena-raises-the-bar-for-temporary-architecture. Acesso em: 23 nov. 2022.
MALITZ, Nancy. Maria Callas hologram concert: ‘She’s weirdly alive’. Chicago Sun-Times, [S. l.], 5 set. 2019. Disponível em: https://chicago.suntimes.com/2019/9/5/20850105/maria-callas-hologram-concert-lyric-opera-chicago. Acesso em: 21 nov. 2022.
MUNIZ, Rosane. Vestindo os Nus - O figurino em cena. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.
NEEDHAM, Alex. Abba announce first new songs for 35 years. The Guardian. [S. l.], 27 abr. 2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2018/apr/27/abba-announce-first-new-songs-for-35-years. Acesso em: 23 nov. 2022.
OWE Sandström. In: ABBA the official site. [2021?]. Disponível em: https://abbasite.com/people/owe-sandstrom. Acesso em: 23 nov. 2022.
RICHARDSON, Martin J.; WILTSHIRE, John D. The hologram: principles and techniques. West Sussex: Ieee Press, 2018.
ROBIN Williams restringe uso de sua imagem até 25 anos após sua morte. Veja: Rio de Janeiro, 31 mar. 2015. Disponível em: https://veja.abril.com.br/entretenimento/robin-williams-restringe-uso-desua-imagem-ate-25-anos-apos-sua-morte. Acesso em: 03 maio 2023.
ROCHE, Daniel. Cultura das Aparências: uma história da indumentária (século XVII- XVIII). São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2007.
SAYMOUR, Mike. The technology of Michael Jackson reborn. In: fxguide. [S. l.], 16 jun. 2014. Disponível em: https://www.fxguide.com/fxfeatured/the-technology-of-michael-jackson-reborn. Acesso em: 21 nov. 2022.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Teoria de Moda: sociedade, imagem e consumo. Barueri, SP: Editora Estação das Letras e Cores, 2016.
SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, dez. 2014. doi: https://doi.org/10.12957/logos.2014.14155. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/14155. Acesso em: 25 nov. 2022.
TAYLOR, Diana. Performance. Buenos Aires: Asunto Impreso, 2012.
VILLAFAÑE, Justo. Introducción a la teoría de la imagen. Madrid: Ediciones Pirámide, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paula Regina Puhl, Samara Kalil 2023

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.