Bailarinas negras: cores do balé e as transformações no vestuário
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630532021267Mots-clés :
Traje de Balé, Nude, Balé negroRésumé
O presente estudo de caráter exploratório tem o objetivo de identificar as mazelas raciais deixadas pelo apego às tradições retrógradas no vestuário de balé. Abordando a problemática das cores na vestimenta do balé e as concepções acerca do que é considerado “nude” ou “cor da pele”, a pesquisa se baseia de forma qualitativa em conceitos de representatividade negra, história do balé e elementos do design de moda, a partir de estudos acadêmicos e pesquisa de mercado. Os resultados apresentam a excludente realidade que bailarinas negras vivem dentro do balé, e de que forma as empresas de dança e da área têxtil estão lidando com essas questões atualmente.
Téléchargements
Références
BOURNE, S.M. Black British Ballet: Race, Representation and Aesthetics. London: University of
Roehampton, 2017.
CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv .2010, vol.8, n.1, pp.607-630. ISSN1692-715X. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692715X2010000100028&lng=en&nrm=is. Acesso em 10 ago. 2021
CERAGIOLI, E.M. The Ballet Blancs. Washington:Tacoma City Ballet Library, 2020.
FINALMENTE alguém sacou que para ser ‘nude’ um sapato deve variar de acordo com o tom de pele. Portal Geledés, 11 abr. 2016. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/finalmente-alguem-sacouque-para-ser-nude-um-sapato-deve-variar-de-acordo-com-o-tom-de-pele/>. Acesso em 13 abr. 2020
FRIEDMAN, Sharon. Post-Aparthied Dance: many bodies, many voices, many stories. Cambridge: Cambridge Scholars Publisher, 2015.
GOLDHILL, Olivia.; MARSH, Sarah. Where are the black ballet dancers?. The Guardian, London, 04 set. 2012. Disponível em: <https://www.theguardian.com/stage/2012/sep/04/black-ballet-dancers>. Acesso em: 20 de jan. 2021
MARTÍNEZ, H.L. A alegria da bailarina Ingrid Silva ao receber as primeiras sapatilhas da cor de sua pele. El País, 04 nov. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/04/cultura/1572860654_696874.html. Acesso em: 15 de ago. 2020
ROBINSON, S. Black Swans: Black female ballet dancers and the management of emotional and
aesthetic labor. California: UC Santa Barbara, 2018.
VAKANI, S.J. Redefining Nude. University of Texas at Austin, 2014.
SCHNEIDER, Thaissa. Moda e ballet clássico: um estudo sobre figurinos. Moda Palavra.v.6, n.11,
jan. 2013. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7739>. Acesso em 11 jan. 2020
SEHRA, R.K. Como as bailarinas não brancas estão mudando a paleta de cores da dança. Portal
Geledés, 03 mar. 2020. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/como-as-bailarinas-nao-brancasestao- mudando-a-paleta-de-cores-da-danca/> Acesso em: 12 de abr. 2020
VIANA, E.E.P. Relações raciais, gênero e movimentos sociais: o pensamento de Lélia Gonzalez 1970 – 1990. Dissertação (Mestrado) – IFCS/UFRJ/ Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, 2006.
VIANA, Elizabeth. Lélia Gonzalez e outras mulheres: Pensamento feminista negro, antirracismo e antissexismo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 1, n. 1, p. 52-63, jun. 2010. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/307>. Acesso em: 10 ago. 2021.
WADE, L.; SHARP, G. Flesh-Toned. Sage Journals, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cheyenne Frajuca, Marizilda Menezes 2021

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

