Procedimentos dialógicos no Design e autoria: algumas anotações
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630312019032Résumé
O diálogo é uma prática que constrói espaços comuns e possibilita o surgimento de novas ideias e a mudança de pontos de vista. Propõe-se, na articulação a seguir, a aplicação do diálogo como prática em Design na contemporaneidade, em que é reconhecida a necessidade de ampliar a abordagem no que tange aos processos, projetos, produtos e a autoria. Esta última será discutida como prática dialógica em duas modalidades de projeto em Design, a colaboração e a co-criação. A fim de ilustrar o que se entende e pretende com a aplicação prática do diálogo na construção de um fazer em Design, e especialmente em Design de Moda, serão exploradas as atividades do LabModAR, coletivo responsável pelos projetos Pérola e Sea Between Us, tomados como práticas de extensão do Bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual .Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2003.
BARLACH, Lisete. O que é resiliência humana? Uma contribuição para a construção do conceito. 2005, 108 p. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo. 2005.
COELHO, Luiz Antonio L. (org) Conceitos-Chave em Design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. Novas Ideias, 2008.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda (Org.). Moda & Sustentabilidade, Design Para Mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarola, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MORACE, Francesco. Consumo Autoral: as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009.
OZ, Amós. Como Curar Um Fanático: Israel e Palestina: entre o certo e o certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: Editora G. Gili, 2014.
SALLES, Cecilia Almeida. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2014.
SPAMPINATO, Francesco. Come Together, the rise of cooperative art and design. Nova Iorque: Princeton Architectural Press, 2015.
TOSS, Jane. Cultura de Sustentabilidade: um estudo de caso da marca Osklen a partir do Design estratégico. Porto Alegre: RS, 2011. Originalmente apresentado como dissertação de Mestrado, Universidade do Vale dos Sinos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.