Design e Filosofia: Formação de um grupo de estudo como prática pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630212018077Résumé
Este artigo apresenta o relato de uma experiência de formação do Grupo de Estudo Design e Filosofia, constituído por alunas do curso de bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi. A formação desse grupo, e a proposta de projeto derivada de suas discussões, permitiu ainda uma reflexão acerca da importância da formação cultural dos alunos de cursos superiores, e como um olhar para o horizonte de práticas interdisciplinares e transdisciplinar permite reestabelecer a relação entre o objeto de estudo e a reflexão. Durante o ano em que foi possível acompanhar o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, foi notado que as alunas de fato assumiram a posição de protagonistas diante das demandas de leituras e sugestões de projetos, o que instigou a busca de conteúdos e de soluções para problemas envolvendo diferentes especialidades do design, notadamente o design de moda e o design digital.Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor. Minima moralia. São Paulo: Ática, 1992.
ANDRADE, Carlos Drummond de. O avesso das coisas – aforismos. Rio de Janeiro: Record, 1987.
BAUER, Martin; AARTS, Bas. A construção do corpus de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds). Pesquisa qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p.39-63.
CIPINIUK, Alberto. Forma. In: COELHO, Luiz Antonio L (org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; Novas Ideias, 2008, p. 191-195.
COMTE-SPONVILLE, André. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
GUSDORF, Georges. Professores para que?: para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
JAPIASSU, Hilton. O sonho transdisciplinar: e as razões da filosofia. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
KEPES, György. A função no design moderno. In: BIERUT, J.H. et al. (orgs). Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p.104-111.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MALDONADO, Tomás. Design industrial. Lisboa: Edições 70, 1999.
MARCOVITCH, Jacques. A universidade impossível. São Paulo: Futura, 1998.
PAPANEK, Victor. Arquitectura e design. Ecologia e ética. Lisboa: edições 70, 2014.
PLATÃO. Fedro. Lisboa: Guimarães, 1994.
_____. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
VELHO, Silvia. Universidade-empresa: desvelando mitos. Campinas: Autores Associados, 1996 (coleção educação contemporânea)
VILLAÇA, Flávio. Reflexões sobre as cidades brasileiras. São Paulo: Studio Nobel, 2012.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.