A lógica complexa de Gramática da Fantasia no ensino das Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/259446301022026e8564Palavras-chave:
Gianni Rodari, Edgar Morin, fantasia, pensamento complexo, ensino das artes visuaisResumo
O presente artigo desdobrará os conceitos de complexidade e razão aberta defendidos por Morin (2015) a fim de sustentar suas interlocuções ao pensamento fantástico de Gianni Rodari (1982) na intenção de promover o exercício de um pensamento complexo na análise do livro Gramática da Fantasia. Pois, situado na movimentação de migrações cognitivas entre os vários campos de conhecimento, o livro apresenta os procedimentos metodológicos do escritor italiano na promoção de uma educação multidimensional voltada ao sujeito e caracterizada pelo pensamento com e na complexidade. À essa dinâmica serão vislumbradas as intersecções teóricas que precedem processos de ensino e aprendizado em Artes Visuais que se pretendem abertos e processuais, cujo foco é tratar o sujeito aprendiz como aquele que dá sentido à sua própria aprendizagem.
Downloads
Referências
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo. 1924. Disponível em: https://www.colegiodearquitetos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Manifesto-de-breton.pdf Acesso em: 04 de ago. de 2023.
MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: Ensaio de complexidade. Coord. Gustavo de Castro.et.at. Porto Alegre: Sulina, 1997. 272 p. ISBN 85-205-0 1 64-8 Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Ensaios_de_complexidade.html?id=AY22AAAAIAAJ&redir_esc=y Acesso em: 27 de abr. de 2024.
MORIN, Edgar. Amor, poesia, sabedoria. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro / tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Edição 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa, 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MUNARI, Bruno. Fantasia. Editori Laterza, Italia. 1977.
POLANCO, José Luis. Rodari: las provocaciones de la Fantasía. Revista CLIJ, nº 36, fevereiro de 1992.
RODARI, Gianni. Parole per giocare. Presentazione di Tullio De Mauro; Illustrazioni di Francesco Tonucci. Firenze: Manzuoli, 1979.
RODARI, Gianni. A gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Elisângela Freitas Mathias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional, que permite:
1. Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
2. Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.De acordo com os termos seguintes:
1. Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
2. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita -
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Esta revista utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.




