Not all path is straight: limits and possibilities for the sensibilization of fashion design students through pattern making teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020237

Resumo

This paper aims at presenting a scope of pattern making teaching under the notions of Sensible Knowledge Pedagogy. Taking into consideration that the principle of current teaching methodologies are a reflection of the Cartesian Logics of the knowledge construction, the aim of the present study is to explore the limits and possibilities of the teaching and learning process of pattern making, aiming at encouraging the students of the area to establish various connections that might arouse from the dialogue between a garment and the human body. More specifically, it starts from the reports and concerns of the researchers as students and teachers of this course, as well as the bibliographic reference of this theme, attempted to trace an overview on the pattern making teaching as an experience, its relationships with the teaching and learning process and with the knowledge construction by the professionals of the Fashion Design College Degree. The study points to the remarkable presence of the instructional character of the teaching practices in regards to the tradicional pattern making, enhanced by methodologies and instructional materials that concentrate on the establishment orders and pre-determined models. Finally, some paths are outlined less rectilinear for the teaching and knowledge of this subject that can be confronted, in an educational context, not only as a step for the productive process, but also from the capability of building a territory within esthetic experimentation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Pavei Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, SC.

Doutoranda do Programa de Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL- pertencente a linha de pesquisa Texto e Discurso. Veiculada ao grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia no projeto de pesquisa: Corpo- Imagem e(m) Discurso. Desenvolve pesquisas na área de Moda e de Análise de Discurso, tendo o corpo como objeto principal de estudo. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL- (2017). Graduada em Moda com Habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014). Atualmente é Professora Substituta na área de Design de Moda no Instituto Federal Catarinense - IFC (Campus Ibirama). Atua na área de Moda com ênfase para Modelagem e Tecnologia da Costura.

Adriana Cardoso Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Bacharel em Moda-Habilitação em Estilismo- pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC- graduada em agosto de 2010. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2016. Mestranda da linha de Ensino em Artes Visuais do programa de pós graduação em Artes Visuais - PPGAV/UDESC.

Referências

ARAÚJO, Ulisses F. Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.

ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs). Aprendizagem baseada em problemas. 3ª Ed.São Paulo: Summus, 2016.

ARENHARDT, Simone; CARGNIN, Elisane Scapin; GERHARDT, Márcia Lenir; PEGORARO, E. S. C.; CARGNIN, Edileine S; LORENZONI, R. L. A formação do professor para uma educação do sensível na multiculturalidade. In: II Seminário Nacional de filosofia e Educação - confluências, 2006, Santa Maria, RS. Disponível em: http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/025e3.pdf. Acesso em 05 jan. 2019.

BELSCHANSKY, Daniela Nunes Figueira. Modelagem: profissão e método. 2011. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - SENAC, São Paulo, 2011.

BEDUSCHI, Danielle Paganini. Diretrizes para o ensino de modelagem do vestuário. 2013. Dissertação (Mestrado Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.

BRANDÃO, Gil. Aprenda a costurar. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1967.

DUARTE, Sônia; SAGGESE, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira. 5. ed. Rio de Janeiro: Guarda Roupa, 2010.

EMÍDIO, Lucimar de Fátima Bilmaia. Modelo MODThink: o pensamento de design aplicado ao ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências cognitivas em modelagem do vestuário. 2018. Tese (Doutorado Design) - Programa de Pós-graduação em Design, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2018.

ESMOD, site oficial. History: the world’s first and oldest fashion design school with exclusive and patended methods, 2016. Disponível em: http://www.esmod.com/en/content/history. Acesso em 18 jan. 2019.

FARINA, Cynthia. Políticas do sensível no corpo docente: Arte e Filosofia na Formação Continuada de professores. Revista Thema, v.7, n.1. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS. 2010.

IERVOLINO, Fernanda. 41 anos de estudo de modelagem do vestuário: uma proposta de aperfeiçoamento do ensino de modelagem através da usabilidade. 2014. Dissertação (Mestrado Design) - Programa de Pós-graduação em Design, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis -SC, 2014.

JUM NAKAO, site oficial. Workshop Metodologia Jum Nakao Modelar: Módulo 1. 2019. Disponível em: http://www.jumnakao.com/cursos/. Acesso em: 20 jan. 2019.

LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.

______. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 10.ed. São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2005.

PASSOS, Ohana Gabi Marçal dos. As corporações de ofício nas sociedades medieval e industrial: uma análise comparativa entre os tecelões de Gerhart Hauptmann e o alfaiate dos irmãos Grimm. 2016. Dissertação (Mestrado História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, 2016.

PÁTARO, Ricardo Fernandes. O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. 2008. Dissertação (Mestrado Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2008.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das graças C. Docência no Ensino Superior. 5ª Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

RIFFEL, Renato; A reformulação das atividades de alfaiataria na região do Vale do Itajaí-Mirim diante do surgimento do mercado de “pronto-para-vestir” na década de 1970. 2003. Monografia (Especialização em Moda) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SILVEIRA, Icléia; SILVA, Giorgio. Conhecimentos dos modelistas catarinenses e os softwares utilizados nos setores de modelagem do vestuário. Moda palavra e-periódico, Florianópolis, ano 4, n.7, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index. php/modapalavra/article/view/7909. Acesso em: 15 jan. 2019.

UDESC. Apostila de Modelagem Infantil e Masculina. UDESC/CEART, 2017. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/3787/Apostila_MOD

ELAGEM_Infantil_e_Masculina___2017_15206211782774_3787.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

UDESC. Apostila de Modelagem Básica do Vestuário Feminino. UDESC/CEART, 2017.Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/3787/Apostila_Modelagem_B_sica_Feminina___2017_15206211994746_3787.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

UDESC. Apostila de Modelagem Avançada Feminina. UDESC/CEART, 2017.Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/3787/Apostila_Modelagem_Avan_ada___2017_15206212782182_3787.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.

UNIVERSIDADE do Estado de Santa Catarina. Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Moda. Centro de Artes, Departamento de Moda. Florianópolis, 2016. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/325/Bacherelado_Moda_2016_2___Aprovado_CONSEPE___CONSADE__CONSUNE_14997940118182_325.pdf. Acesso em: 17 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

PAVEI SOUZA, Bárbara; CARDOSO PEREIRA, Adriana. Not all path is straight: limits and possibilities for the sensibilization of fashion design students through pattern making teaching. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 237–242, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020237. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17713. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Versão em língua estrangeira