Design Thinking e seus códigos visuais na gestão de design para inovação: Inovação incremental pelo modelo GEIDA
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016191Resumo
O presente artigo visa propor reflexões acerca da relação entre a inovação baseada no design, que traz avanços de significado e lida com conhecimentos de linguagens e significações, códigos visuais e a Gestão Estratégica de Design. Para tanto, apresenta um compêndio teórico sobre a inovação baseada em design; habilidades e técnicas do designer, que são facilitadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores (e delimita quando, como, e porque serão utilizadas no modelo GEiDa - Gestão Estratégica integradora de Design atualizado). A Natureza da pesquisa classifica-se como exploratória, com delineamento ex-post-facto, utilizando como estratégia a etnografia por meio de entrevista e observação não participante. Após a aplicação do modelo evidencia-se que se trata de uma estrutura conceitual que permite a aplicação do Design Thinking como ponto de partida; é um meio que possibilita atingir a inovação incremental baseada em design; e aponta a inovação como ponto de chegada e uma porta de entrada definitiva para o design como ferramenta fundamental de estratégia competitiva. Demonstra, ainda, como o modelo GEiDa pode levar a empresa a adotar a inovação incremental por meio da inovação baseada em design.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Rosane Fonseca de Freitas Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.