Design Thinking e seus códigos visuais na gestão de design para inovação: Inovação incremental pelo modelo GEIDA

Autores

  • Ana Paula Perfetto Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier Universidade Estadual de Londrina
  • Rosane Fonseca de Freitas Martins Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016191

Resumo

O presente artigo visa propor reflexões acerca da relação entre a inovação baseada no design, que traz avanços de significado e lida com conhecimentos de linguagens e significações, códigos visuais e a Gestão Estratégica de Design. Para tanto, apresenta um compêndio teórico sobre a inovação baseada em design; habilidades e técnicas do designer, que são facilitadoras para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores (e delimita quando, como, e porque serão utilizadas no modelo GEiDa - Gestão Estratégica integradora de Design atualizado). A Natureza da pesquisa classifica-se como exploratória, com delineamento ex-post-facto, utilizando como estratégia a etnografia por meio de entrevista e observação não participante. Após a aplicação do modelo evidencia-se que se trata de uma estrutura conceitual que permite a aplicação do Design Thinking como ponto de partida; é um meio que possibilita atingir a inovação incremental baseada em design; e aponta a inovação como ponto de chegada e uma porta de entrada definitiva para o design como ferramenta fundamental de estratégia competitiva. Demonstra, ainda, como o modelo GEiDa pode levar a empresa a adotar a inovação incremental por meio da inovação baseada em design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Perfetto Demarchi, Universidade Estadual de Londrina

PhD pela Universidad Politécnica de Valencia, Departamento de Ingeniería Gráfica (2014), Doutora em Engenharia e Gestão Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2000) e Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Londrina (1982) e em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985). É professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina, avaliador de curso e institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e Avaliadora de Cursos de Graduação no Sistema Estadual de Educação do Paraná. Atualmente é diretora do Núcleo multidisciplinar LabConde – Laboratório de Conhecimento em Design estratégico e conexões. É docente convidado de especialização do Instituto Global de Estudos Avançados. Ministrou diversos cursos como professor convidado para o Sebrae e SEED/Pr. Possui experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Gestão do Design, atuando principalmente nas seguintes áreas: Mobiliário; agricultura familiar; vitivinicultura; e Comunicação visual. É professora pesquisadora atualmente em 04 projetos de pesquisa na área de Gestão de Design, sendo três deles com fomento externo, e é coordenadora de 01 na Universidade Estadual de Londrina. É Líder de Grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, na área de Gestão de Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos Qualis, Capítulos em livro e diversos artigos completos publicados em eventos nacionais e internacionais. Fez parte de comitês científicos em eventos da área de design e das revistas Discursos Fotográficos (Comunicação-UEL) e da revista Estudos em Design (PUC-RJ); e faz parte do comitê editorial da revista projética do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina.

Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Universidade Estadual de Londrina

hD pela Universidade Politécnica de Valencia, no Departamento de Engenharia Gráfica (2014- bolsista CNPq), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialista em: Arquitetura de Interiores (UNIFIL, 1998), Moda (UEL, 1999) e Design de Moda (CDI de Montivideo em cooperação com o Centro di Analisi Sociali e Progetti da Italia de 2000, como bolsista e recebendo Premiação); Graduada em Desenho industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC 1980). Professora (desde 1985) adjunto da Universidade Estadual de Londrina, atualmente ministra aulas na Graduação de Design de Moda e pós-gradução lato sensu Moda: Produto e Comunicação e Gestão Estratégica de Design. Com experiência na área de Design e Comunicação e como pesquisadora tem participado de vários projetos de pesquisa com ênfase em Gestão de Design e Cultura Visual principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, cultura visual de moda, design de moda, pesquisa e criação em design, aplica suas pesquisas na área de indústria de confecção, agricultura familiar e ensino. Possui 6 artigos publicados em revistas Qualis, publicou 6 capítulos em livros e vários artigos científicos completos publicados em eventos nacionais e internacionais de moda, design e comunicação. Possui uma patente de softerware. Faz parte da rDis- Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico, com sede na Universidade Politécnica de Valencia, desde Julho de 2015 e do Núcleo Labconde- Laboratório de Conhecimento em Design Estratégico e conexões na Universidade Estadual de Londrina, desde sua criação em 2014. Participa de comissões científicas de eventos nacionais e internacionais da área de design e moda, faz parte do Comitê Científico da revista Projética, do Departamento de Design da Universidade Estadual de Londrina. Avalia artigos das revistas Discursos Fotográficos (Comunicação-UEL), Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI-UEL), da revista Estudos em Design (PUC-RJ) e da revista Icônica da UTFPR- Apucarana.

Rosane Fonseca de Freitas Martins, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Engenharia de Produção/Gestão Integrada do Design (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Administração de Empresas/Marketing (2000). Especialista em Arquitetura de Interiores (1997); Especialista em Propaganda e Marketing (1993); Graduada em Desenho Industrial (Design) (1989) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de graduação em Design Gráfico, e na pós-graduação em Gestão Estratégica de Design e Inovação, do qual é coordenadora. Docente na pós-graduação em cursos nas áreas de Design. Docente no Programa de Mestrado em Comunicação da UEL(Linha de Pesquisa Imagem e linguagens). Líder do grupo de pesquisa em Gestão do Design da UEL. Membro do comité de Iniciação Científica da UEL. Membro do comitê científico de congressos e avaliadora Adhoc de artigos científicos da área de Design; Avaliadora institucional e de cursos de graduação do MEC/INEP/DAES. Editora e membro do conselho editorial da Revista Científica Projética. Membro do comitê editorial técnico pedagógico Infantojuvenil da Editora da UEL (Eduel). Possui experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design e Comunicação Visual, atuando principalmente nas áreas Design Estratégico e Design editorial infantojuvenil, em que se concentram sua pesquisa.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DEMARCHI, A. P. P.; FORNASIER, C. B. R.; MARTINS, R. F. de F. Design Thinking e seus códigos visuais na gestão de design para inovação: Inovação incremental pelo modelo GEIDA. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 191-211, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016191. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/7848. Acesso em: 28 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos