Game abstrato: considerações sobre as relações entre games digitais e arte abstrata
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015038Resumo
Embora a questão sobre se deve-se, ou não, considerar games (jogos eletrônicos) como formas
de arte ainda seja recorrente, o presente artigo tangencia esta discussão por considerar que as relações
entre a produção e veiculação de games e os conceitos vinculados a produção e veiculação da arte são
mais relevantes para uma compreensão dos significados culturais e artísticos desta nova linguagem
criativa. No recorte aqui determinado, o artigo tece considerações sobre as relações entre games que
possuem gráficos abstratos e os conceitos de abstração na teoria e prática de arte, mais especificamente
as que animaram o surgimento da pintura abstrata. Por fim, estabelece uma análise dos games Super
Hexagon e 140 em relação às considerações apontadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Gabriel Rosa, Antonio Vargas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.