Os gêneros literários e a industria cultural no século XX: relações críticas entre o teatro épico, arte e política
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015003Resumo
O ensaio aborda a taxionomia dos gêneros literários desde a antiguidade, nas formulações de Platão e Aristóteles, e como a industrial cultural do século XX apropriou-os, dando-lhes novas formas de manifestações artísticas, o que permitiu outras formas de pensar a transformação da realidade social e política por meio da arte. Com embasamento na Teoria Literária, estudam-se os gêneros épico, lírico e dramático e o entrelaçamento entre eles, de que resultou o teatro épico. O recurso às teorias de Walter Benjamin ilumina o papel do teatro épico como uma das expressões mais significativas, a partir da segunda metade do século XX, de manifestar inconformismo social e político em plena era de massificação – na qual a indústria cultural parecia condenar o gênero épico ao esquecimentoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Bruno Policani Filippo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.