O museu na Era da Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0007

Resumo

O presente artigo trata da relação entre museu e público, por meio da participação e da experiência. Primeiramente, são apresentados conceitos gerais de experiência a partir da ótica da memória e das emoções, para, então, discutir a experiência no âmbito do design e as abordagens do design de experiência. Ademais, que é traçado um panorama histórico, a partir da relação espaço-público-experiência, desde o século XIX até os dias atuais, reforçando a ideia de envolver o público através da experiência para tornar o museu mais acessível. A exposição “Obsessão Infinita”, da artista Yayoi Kusama, é usada como exemplo de como se dá a materialização da experiência no espaço do museu.

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Biografia do Autor

Bruna Estevão da Silva, Universidade Anhembi Morumbi

Graduada em arquitetura e urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba, especialista em design de interiores pelo Centro Universitário Senac SP e mestranda em design pela linha de pesquisa Teoria, História e Crítica do Design pela UAM. Bolsista Capes/ Taxa-Prosup

Milton Sogabe, Universidade Anhembi Morumbi

Graduado em Artes Plásticas, na FAAP-SP, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica, na PUC-SP e pós-doutorado na Universida de de Aveiro, em Portugal. Docente apo sentado do Instituto de Artes, da UNESP e desde 2017, docente do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

SILVA, Bruna Estevão da; SOGABE, Milton Terumitsu. O museu na Era da Experiência. DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/20034. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos