Design e Esporte: análise emocional da Camisa Chapecoense II 2018 s/nº La Pasion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019130

Palavras-chave:

Design, Análise emocional, Chapecoense, Vestuário

Resumo

Objetiva a análise emocional da camisa do time de futebol Chapecoense, denominada Camisa Chapecoense II 2018 s/nº La Pasion, que utiliza das cores da bandeira da Colômbia com o escudo da Chapecoense, em forma de homenagem remetendo ao apoio dado no acidente aéreo ocorrido no país no ano de 2016. Conduziu-se um questionário com 14 emoções relacionadas ao design emocional a fim de obter dados para a compreensão sobre o assunto. Evidenciou que 82% dos participantes da pesquisa eram torcedores do time e a maioria respondeu positivamente ao objeto apresentado. Entre os respondentes não torcedores, também foi observado que uma porção significativa sentiu algum tipo de emoção em relação a camisa. Realizou-se a análise do artefato por meio de pesquisa com dados do questionário aplicado e documentaram-se os resultados, com embasamento em autores como Desmet (2002) e Norman (2008) e conceitos da psiquiatria.

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Biografia do Autor

Letícia Casagrande Dal Bello, UDESC

Possui graduação como bacharela em Design com ênfase em Moda pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), em 2017. Em 2016, foi bolsista do Fundo de Apoio a Projetos de Extensão (FAPEX) no Projeto ModeLAR Moda, que visa oferecer a mulheres mastectomizadas modelagens adaptadas para seu biotipo físico na UNOCHAPECÓ. Tem experiência na área de Design de Moda, Consultoria de Imagem e Produção de Moda. Atualmente cursa mestrado em Design de Vestuário e Moda na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Moda e Sociedade, orientada pelo professor doutor Murilo Scóz.

Luana Ferreira Graziano, UDESC

Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2017) e graduação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Mestranda em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018.2) Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Moda.

Célio Teodorico, UDESC

Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1983). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), na área de Gestão do Design e do Produto. Doutorado em Engenharia Mecânica, na área de Projeto de Sistemas Mecânicos pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina em 10 de dezembro de 2009. Professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design (PPG Design) da UDESC. Vice Coordenador do PPGDesign - Programa de Pós Graduação em Design CEART UDESC. Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Design de Interações LPDI UDESC.

Fabiana Rodrigues, UDESC

Graduada em Moda pela UFC - Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduada em Negócios do Vestuário pelo Senai Blumenau e Mestranda em Design de Vestuário e Moda na UDESC.

Ricardo de Moura Mendonça, UDESC

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade Barddal de Artes Aplicadas (2011) e pós graduação pelo Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG (2015). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo.  Professor da Faculdade Cesusc, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina.

Fabíola Barbosa Beltrão, UDESC

Possui graduação em Design de Moda pelo Centro Universitário de João Pessoa (2011), Especialização em Marketing e Moda pela Universidade de Araraquara - UNIARA, Mestranda em Design de Vestuário e Moda (Modalidade Profissional), Universidade Estadual de Santa Catarina ( UDESC ). Tem experiência na área de marketing e endomarketing, com ênfase em design de produtos e estrategias de marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: criação, cultura, pesquisa, design, moda, artes, fotografia, educação e marketing.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

DAL BELLO, L. C.; GRAZIANO, L. F.; TEODORICO, C.; RODRIGUES, F.; MENDONÇA, R. de M.; BELTRÃO, F. B. Design e Esporte: análise emocional da Camisa Chapecoense II 2018 s/nº La Pasion. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 130-145, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019130. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019130. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos