Hubert Duprat: janelas do tempo, fragmentos da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019142

Palavras-chave:

Hubert Duprat, Arte contemporânea, Luz, Arte medieval

Resumo

Discute a obra “Sans titre” de Hubert Duprat, a qual dialoga com a história da arte no período medieval, paradoxo temporal próprio do artista que vai sempre ao passado para criar no contemporâneo e produz trabalhos que têm revisitado a história da arte. O artista trilha um caminho onde tempos múltiplos habitam seu fazer artístico, tanto nos procedimentos técnicos escolhidos, nos materiais utilizados, como na forma final de seus trabalhos. Duprat evidencia seu apreço pela história da arte, mostrando que não pretende inventar a última roda, mas reverenciar o passado histórico dar origem à arte contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Ruschel Nascimento Garcez, Udesc

Professora e crítica de arte. Professora na graduação e pós-graduação nas áreas de Cerâmica; Teoria e História da Arte; História da Arte de Santa Catarina; Metodologia do Ensino da História da Arte. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC (2006). Mestre em Teoria e História da Arte (PPGAV-CEART, UDESC - 2009), bolsista Capes. Doutora pela Université Aix-Marseille, França, na área de Estudos e Ciências da Arte. Em estágio pós doutoral na área de Teoria e História da Arte. Membro na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Membro ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte. Atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, história da arte, arte contemporânea, Hubert Duprat, ouro, anacronismo na arte; cerâmica. Produção plástica artística em cerâmica.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. O paroxista indiferente. Rio de Janeiro: Pazulin, 1997.

BÍBLIA. Atos dos Apóstolos, 2, 1-13. In: BÍBLIA. Português. 1981. Bíblia sagrada. 30.ed. São Paulo: Ave Maria, 1981. p. 1414-1415.

FRANÇA-HUCHET, Patrícia. Temporais: citação e colisão. In: ENCONTRO DA ANPAD. 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2011. p. 4260-4275. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/cpa/patricia_franca_huchet.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

RECHT, Roland. Le croire et le voir: l’art des cathédrales (XIIe – XVe siècle). France: Gallimard, 1999.

RODIN, Auguste. Grandes catedrais. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SALOMON, Marlon (org.). História, verdade e tempo. Chapecó: Argos, 2011.

VAN ACKER, J. A.. Do específico na arte. In: KISLANSKY, Israel. Blog do Kislansky. São Paulo, 27 jan. 2011. Disponível em: https://kislansky.blogspot.com/2012/01/do-especifico-da-arte.html. Acesso em: 23 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-08-05

Como Citar

GARCEZ, L. R. N. Hubert Duprat: janelas do tempo, fragmentos da história. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 142-154, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019142. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019142. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos