O consumo de produtos de moda baseado na vertente da sustentabilidade ambiental

Autores

  • Mírian Cristina de Lima UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Samantha Raquel Araújo Vaz Universidade de Fortaleza
  • Tábata Firmo de Carvalho Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Vanessa Figueiredo de Oliveira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312913212018025

Palavras-chave:

Moda, Sustentabilidade ambiental, Consumo consciente, Marketing sustentável

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a temática da sustentabilidade ambiental e os fatores que incidiram para que a indústria da moda fosse apontada como uma das responsáveis pelos problemas ecológicos e sociais de hoje. Nesse cenário, várias marcas começaram a adotar uma linha de produção mais consciente por meio do eco marketing e da utilização do selo ISO 14001, desenvolver a gestão ambiental em suas empresas e industriais. O pensamento de muitos consumidores começou a voltar-se para as preocupações ambientais, originando o consumo consciente de moda. O surgimento do slow fashion e do design thinking como recursos utilizados para facilitar a ideia de consciência sustentável reforçaram novas ações, surge então um novo perfil de consumidores conscientes, eles tem uma preocupação com mundo de hoje e com os impactos para às gerações futuras e um pensamento ético. Essa é a nova vertente dos consumidores de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mírian Cristina de Lima, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

LIMA, Mírian Cristina de; VAZ, Samantha Raquel Araújo; BARBOSA, Tábata Firmo de Carvalho; OLIVEIRA, Vanessa Figueiredo de. O consumo de produtos de moda baseado na vertente da sustentabilidade ambiental. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 21, p. 025–042, 2018. DOI: 10.5965/1808312913212018025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312913212018025. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos