Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design

Autores

  • Uda Flavia Souza Fialho UFRGS
  • Júlio Carlos de Souza van der Linden UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312913212018002

Palavras-chave:

Necessidades dos usuários, Pesquisa etnográfica, Insights, Processo de design

Resumo

A abordagem etnográfica tem sido cada vez mais adotada em diferentes etapas do processo de design. No início do projeto, pode assumir um papel estratégico e auxiliar na identificação das necessidades dos usuários. Contudo, a Antropologia (área de origem da etnografia) e o Design diferem em termos de objetivo, do tempo empregado para a pesquisa e do conhecimento adquirido durante a formação dos profissionais e, diante disso, entende-se que a abordagem etnográfica deve passar por adaptações para ser aplicada na área do Design. Com este estudo, buscou-se entender como a abordagem etnográfica se apresenta quando é aplicada no início do processo de design, para identificar as necessidades dos usuários. Para tanto, investigou-se a pesquisa etnográfica como método científico e a pesquisa de campo com usuários no processo de design. Como resultado, foram definidos os principais aspectos da abordagem etnográfica, quando aplicada ao design, e identificados alguns métodos de pesquisa com usuários influenciados por tais aspectos. Percebeu-se que a abordagem etnográfica tem sido utilizada em empresas por meio da aplicação de métodos que apresentam os aspectos identificados neste estudo. Os métodos são fundamentados, principalmente, na observação em contexto e na conversação, a partir dos quais se busca compreender mais profundamente como os usuários se comportam na realidade e, assim, identificar suas necessidades e oportunidades de projetos para atendê-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Uda Flavia Souza Fialho, UFRGS

Designer pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em Design e pesquisadora na mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre a participação dos usuários no processo de design, com foco na aplicação de métodos e ferramentas com abordagem participativa.

Júlio Carlos de Souza van der Linden, UFRGS

Designer, pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1999,2004 e 2008). É Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica (DEG), na Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde atua nos cursos de graduação em Design de Produto e Design Visual, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

FIALHO, U. F. S.; VAN DER LINDEN, J. C. de S. Métodos de pesquisa com usuários: a abordagem etnográfica aplicada ao Design. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 21, p. 002-024, 2018. DOI: 10.5965/1808312913212018002. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312913212018002. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos