Sobre escRITOS mitopoéticos, percursos mitodológicos e palavras-chave para abrir presença nas páginas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0019

Palavras-chave:

Escrita e arte, Teatro feminista, Performance (Arte), Arte e antropologia

Resumo

O texto experimenta e reflete acerca dos modos de escrita das pesquisas das autoras — que investigam processos de criação de dramaturgias e poéticas e pedagogias vocais. Em jogo de escRITOS, buscam modos de pesquisa e escrita de pesquisa mitodológicos, inspirados nas ressonâncias míticas da imaginação. Esses escRITOS contemplam, ainda, a experiência em formas comumente colocadas às margens daquelas consideradas “oficiais” na escrita acadêmica, como as cartas, a poesia, a ficção. Traçando nas páginas as palavras e imagens ditadas pelos afetos e ritmos de seus corpos em trabalho de criação, as autoras buscam também constituir e cartografar poéticas e pedagogias feministas no contexto da cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Machado de Aguiar, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Atriz, pesquisadora e professora. Graduada em Teatro com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2010 e Mestra em Artes Cênicas pela mesma universidade (2015). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Luane Pedroso de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Atriz, bailarina, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e bacharela em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

AGUIAR, F. M. de. Luminescência: o processo do ator como experiência corporificada do arquétipo-herói. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/122541. Acesso em: 21 maio 2020.

ALENCAR, A.; NÊGA (Pseudônimo); ELIARA (Cacica Yakã Porã); NUÑEZ, G. Palestras-falas-partilhas sobre a cura e a saúde das mulheres em perspectivas decoloniais, indígenas,negras e de matrizes africanas. In: MOSTRA ROSA TEATRAL, 2., 2018, Florianópolis. Palestras[...]. Florianópolis, SC : UDESC, 2018. Programação do evento disponível em: https://www1.udesc.br/agencia/arqu ivos/21019/files/programacao_mostra_rosa_teatral.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

AWA Aabo/Vou levar flores/Pontos para Iemanjá. Intérprete: Alessandra Leão. In: Macumbas e Catimbós. Intérprete: Alessandra Leão. São Paulo: Garganta Records, 2019. 1 CD, faixa 3 (5 min., 21 sec.). Disponível em: https://www.amazon.com/dp/B07RBS5CCT/ref=dm_ws_tlw_trk3. Acesso em: 05 fev. 2020

BRUM, E. A escrita é extremamente violenta no processo histórico do Brasil.[Entrevista concedida a] Alexandre Staut. São Paulo : SP Review, [2020]. Website: São Paulo Review, entrevistas. Disponível em: http://saopauloreview.com.br/a-escrita-e-extremamente-violenta-no-processo-historico-do-brasil-diz-eliane-brum/. Acesso em: 12 jun. 2020.

CAIS. Intérprete Milton Nascimento. In: Clube da Esquina. Intérprete Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI-Odeon Records, 1972. 1 disco sonoro, lado A, faixa 2 (2 min., 45 sec.)

CARRICO, A. et al. Culturas Tradicionais e Identidades. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM ARTES CÊNICAS, 10., Natal, 2018. Mesa temática[...] Natal, RN : ABRACE, 2018. Programação do evento disponível em: https://www.even3.com.br/xcabrace/. Acesso em: 21 mar. 2020.

DA LAMA AO CAOS. Intérprete: Chico Science. In: Chico Science e Nação Zumbi: da ama ao caos. Intérprete: Chico Science. Rio de Janeiro: Sony Music, 1994. 1 CD, faixa 7 (4 min., 33 sec.). Disponível em: https://www.amazon.com/dp/B007RE8T4G/ref=dm_ws_tlw_trk6. Acesso em: 21 já. 2020.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário. Introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

EMIDIO, J.; PEDROSO, L. Guerreiras Donzelas: uma experiência de teatro feminista para crianças. Revista Urdimento. Florianópolis, v. 3, n. 33. p. 142-146, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/141457 3103332018142. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/ 1414573103332018142. Acessado em: 21 jan. 2020.

EVARISTO, Conceição. Da grafia desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (org.) Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007, p 16-21.

FEDERICI, S. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2018.

LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naify, 2010. (Coleção Mitológicas; 1)

LISPECTOR, C. Viva. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.

LYRA, L. de F. R. P. de. Artetnografia e mitodologia em arte: práticas de fomento ao ator de f(r)icção. Revista Urdimento. Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 167-180, jul. 2014. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/download/1414573101222014167/3185. Acesso em: jun. 2020.

LYRA, L. de F. R. P. de. Guerreiras e Heroínas em Performance: da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2011. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284426 Acesso em: jun. 2020.

PEDROSO, L. Entre memórias e segredos, a donzela morde e a guerreira luta: relatos e reflexões sobre práticas cênicas feministas. 2018. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

SANTO guerreiro. Intérprete: Alessandra Leão. In: Folia de Santo. Intérprete: Alessandra Leão. São Paulo: Garganta Records, 2008. 1 CD, faixa 6 (1 min., 51 sec.) Disponível em: https://www.amazon.com/dp/B00OUDU77Y/ref=dm_ws_tlw_trk6. Acesso em: 05 fev. 2020

TERRA. Intérprete: Caetano Veloso. In: Muito - Dentro da estrela azulada. Intérprete: Caetano Veloso. Rio de Janeiro: Polygram, 1978. 1 disco sonoro, lado A, faixa 1 (6 min., 43 sec).

VERSOS da ilha - Curta Documentário. Direção: Daniel Choma. Florianópolis.: [s. n], 2013. 1 vídeo (13 min., 3 sec.). Publicado pelo canal Câmara Clara. Disponível em: https: //youtu.be/pqlfgwVfJpU. Acesso em: 21 jan. 2020.

VIOLETA foi para o céu (Violeta se fue a los cielos). Direção: Andrés Wood. Argentina : Imovision, 2013. 1 DVD (110 min).

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Publicado

2020-10-20

Como Citar

MACHADO DE AGUIAR, F.; PEDROSO DE OLIVEIRA, L. Sobre escRITOS mitopoéticos, percursos mitodológicos e palavras-chave para abrir presença nas páginas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01-28, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17916. Acesso em: 18 maio. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)