Procedimentos de transformação têxtil em tecido de malha
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007445Palavras-chave:
Moda, Design têxtil, Tecido de malhaResumo
Este texto apresenta resultados parciais da pesquisa que objetiva a criação de novos produtos têxteis, a partir da transformação da estrutura e do design de superfície do tecido de malha circular, fornecido pela empresa Sun Camisetas Ltda (SC). Aplica Procedimentos de Transformação Têxtil Estrutural, Construtivo, Colorístico e Combinado bem como a Sinética como técnica facilitadora do processo criativo.Downloads
Referências
ALENCAR, EUNICE M.L. SORIANO DE. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.
AQUISTAPASSE, LUSA ROSÂNGELA LOPES. Cultura Material: a estamparia têxtil como fator de inovação no comércio de tecidos de lã. Dissertação de mestrado. Programa Pós- Graduação em Engenharia de Produção. PPGEP – UFSM, 2001
ANDRADE FILHO, JOSÉ FERREIRA DE & SANTOS, LAÉRCIO FRAZÃO DOS.
Introdução a Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1987.
ARAÜJO, MARIO DE & CASTRO, E.M. de Melo. Manual de Engenharia Têxtil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda., 1998.
BERVIAN, BRUNA. Malharia Retilínea: um universo de possibilidades para a empresa Téssere Malharia Retilínea. Trabalho de Conclusão de Curso. UDESC/SC, Florianópolis, 2005.
COSTA, MARIA IZABEL. Transformação do Nãotecido: uma abordagem do design têxtil em produtos de moda. Dissertação de Mestrado- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção . UFSC/SC, Florianópolis, 2003.
Tecido Plano. In: Anais 3° CONGRESSO INTERNACIONAL EM PESQUISA E DESIGN,
, Rio de Janeiro/RJ, 2005.
RIBEIRO, LUIZ GONZAGA. Introdução à Tecnologia Têxtil. Rio de Janeiro: SENAI/ CETIQT, 1984.
SMITH, GARY W. Controle de qualidade na indústria de malhas. Rio de Janeiro: SENAI/ CETIQT, 1989
VIRGOLIN, A. M.R; Alencar, E.M.L.S. Criatividade: expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Izabel Costa, Ingrid Lagemann Isoppo, Bárbara Jung da Rosa, Melina Makowieck, Geise Fabiane Nazario, Tadeu Damo, Gabriele Louise Ribeiro da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.