Prática teatral e trabalho de grupo: a distribuição de funções artísticas e administrativas no contexto brasileiro de teatro de grupo, a partir de 1990
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007027Palavras-chave:
Teatro de Grupo, divisão de funções, construção de identidadeResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto de pesquisa que constituirá minha futura dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro – UDESC. O projeto pretende investigar estruturas e distintos modos de sobrevivência de grupos teatrais brasileiros contemporâneos das regiões sudeste e sul, criados no início da década de 1990 e com uma produção teatral de relativa importância no atual contexto teatral regional e/ou nacional.Downloads
Referências
BARBA, Eugenio. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo. Hucite: 2000.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. . Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BROOK, Peter. O Ponto de Mudança: quarenta anos de experiências teatrais: 1946-1987. Trad. de Antônio Mercado e Elena Gaidano. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1994.
CARREIRA e OLIVEIRA, André L. A. N. e Valéria Maria de. TEATRO DE GRUPO: modelo de organização e geração de poéticas. In: O Teatro Transcende. nº 12- ano 2003. Blumenau/SC.
FERNANDES, Silvia. Teatro de grupo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
FISCHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação de mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Orientador: Renato Cohen.– Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo. Perspectiva: 1999.
PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo. Edusp: 1999.
TROTTA, Rosyane. Paradoxo do Teatro de grupo no Brasil. Dissertação de mestrado. ECA USP. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Samantha Agustin Cohen, André Carreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.