Teatralidade textual e globalização: algumas reflexões e uma breve análise de 525 linhas de Marcelo Paiva

Autores

  • Stephan Baumgärtel UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129030520081239

Palavras-chave:

Teatro pós-dramático, Dramaturgia pós-dramática, Teatralidade textual

Resumo

O presente artigo apresenta algumas características da dramaturgia não-mais dramática no contexto da sociedade contemporânea. Ambas se mostram marcadas pela transformação midiática das relações econômicas, culturais e sociais que é discutida sob o conceito de globalização. A escrita teatral reage a esta transformação através da elaboração de formas pós-dramáticas cuja superação da fábula e da representação implica um reconhecimento do mundo enquanto estrutura opaca na qual o observador enquanto autor e diretor é inserido, de maneira que não pode mais representar o mundo atual como objeto transparente. O texto 525 linhas de Marcelo Paiva é discutido como um dos primeiros exemplos da dramaturgia brasileira a discutir este fenômeno.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

BAUMGÄRTEL, S. Teatralidade textual e globalização: algumas reflexões e uma breve análise de 525 linhas de Marcelo Paiva. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1239-1248, 2019. DOI: 10.5965/18083129030520081239. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15850. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artes Cênicas