O caso Manuella e os desenhos-palavras

Autores

  • Maria Lúcia Batezat Duarte UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008342

Palavras-chave:

Desenho de crianças cegas, Ensino de Desenho, Desenho e Significação

Resumo

Neste artigo apresento e discuto Estudo de Caso longitudinal sobre o ensino de desenho a uma criança cega. Após apresentar brevemente o método de ensino criado e alguns resultados obtidos, são analisados desenhos recentes realizados pela menina. São desenhos motivados pela audição de palavras que nomeiam objetos concretos e palavras que nomeiam conceitos abstratos. Verifica-se assim, a função e importância do desenhar na infância mesmo para as crianças cegas. Na discussão final o método empregado é comparado a outros estudos sobre o desenho e a cegueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

BATEZAT DUARTE, M. L. O caso Manuella e os desenhos-palavras. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 342-356, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008342. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15404. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

Artes Visuais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)