A improvisação no choro História e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312905072010281Palavras-chave:
improvisação, música popular brasileira, choroResumo
Este artigo tem como tema principal a improvisação no choro, importante gênero da música brasileira. Primeiramente apresentamos um breve panorama deste procedimento, assinalando as divergências a respeito da questão expressadas nas afirmações dos estudiosos do tema. Outro assunto observado é o ambiente descontraído do choro e a liberdade de interpretação dos músicos, assim como a tradição oral, a essência da transmissão da memória do choro. A seguir ressaltamos a importante questão da prática dos músicos tocarem “de ouvido”, o impasse dessa liberdade dentro dos estúdios de gravação e a indústria fonográfica como agente limitador dessa liberdade. No final do artigo abordamos o termo conhecido pelo nome de “baixaria” - procedimento utilizado desde as origens do choro – como importante influência na caracterização do gênero e na improvisação. Nosso objetivo é esclarecer o aspecto histórico da improvisação no choro para que este possa ser utilizado pelos músicos/improvisadores com maior clareza e entendimento. Concluímos que o choro sempre se valeu do improviso em graus variados e em funções específicas.
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