Camiseta e comunicação: reflexões sobre a indumentária nas indústrias culturais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012538Palavras-chave:
camiseta, comunicação, mídia, consumo, indústrias culturaisResumo
A camiseta é uma das vestimentas mais simples e universais encontradas em um guarda-roupa. Originalmente utilizada como roupa íntima, essa peça de vestuário popularizou-se entre os jovens na década de 1950 e tornou-se símbolo da rebeldia de uma geração crescida no pós-guerra. O presente artigo tem como objetivo estudar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o processo histórico de popularização da camiseta, propondo algumas reflexões sobre as propriedades de comunicação dessa indumentária. Ao longo do estudo, reconhecemos as evoluções dessa vestimenta e suas relações com as indústrias culturais, até transformar-se em um meio de comunicação. A camiseta já foi sinônimo de protesto, e mostrou-se uma mídia alternativa eficaz para diversos fins. Por seguir as lógicas da sociedade de consumo, entretanto, seu discurso perdeu impacto, e sua utilização passou a ser uma questão de aparência mais do que uma expressão de ideais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Gabriel Baquit

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.