Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (arquivos na extensão .doc)
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Regras para submissão Revista [compor]

A Revista [compor] é uma publicação experimental, sem fins lucrativos, e se divide em duas propostas: dossiê e demanda contínua.


Diretrizes para Autores/as

Serão aceitos trabalhos que estejam em concordância com as regras de submissão desta revista definidos pela linha editorial.

Os trabalhos submetidos à revista poderão ser aprovados, aprovados para correções e não aprovados.

Todo e qualquer conteúdo publicado pela Revista [compor] é de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as que tiveram seus trabalhos aprovados nas submissões, incluindo, autorização de imagens sobre terceiros, apropriações de imagens/obras de arte e outras naturezas, como também, dos textos inscritos e submetidos; respeitando integralmente a Lei de Direitos Autorais e sobre o uso de imagens.

Os trabalhos submetidos com múltipla autoria serão avaliados com a prerrogativa que todos/as os/as autores/as listados/as estão de acordo com a publicação do trabalho submetido.

Os/as autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à Revista [compor] o direito de publicação no periódico e divulgação nas redes sociais do Coletivo [compor].

Os trabalhos antes da submissão devem passar pela revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial da Revista [compor] não se responsabiliza por esses erros, e inclusive, pode desclassificar o trabalho em função desse problema. Caso os trabalhos submetidos possuírem formatação e uso da linguagem de maneira específica e estética diferenciada, essas informações devem estar sinalizadas em nota de rodapé.

Condições para submissão

Os trabalhos serão aferidos pelos/as editores/as ao escopo da revista e aos critérios de avaliação. Os/as editores/as possuem o direito de recusar trabalhos que não se enquadrem nas regras de submissão da Revista [compor]. Após esta etapa, os trabalhos serão encaminhados para pareceristas ad hoc, em que as apreciações serão por “double blind review” ou “arbitragem cega”, mantendo-se o anonimato dos/as autores/as e dos/as pareceristas.

Se o trabalho submetido necessitar readequação indicada pelos/as editores/as e/ou pelos/as pareceristas, o/a autor/a deverá realizar os ajustes necessários e enviar novamente no prazo estabelecido.

A inscrição dos trabalhos submetidos deve ser feita exclusivamente pelo Google Formulários e não será cobrada nenhuma taxa para participação e admissão.


Trabalhos aceitos para submissão:

1) Artigos acadêmicos (escritos em português), resultantes de processos de pesquisa, extensão e ensino.

2) Ensaios visuais (escritos em português), resultantes das travessias e experiências em processos de investigação artística e de práticas educativas.

3) Entrevistas e conversas sobre trajetórias formativas e inventivas no contexto da produção contemporânea de pensamento em arte e educação. (Escritos em português).

4) Resenhas (escritas em português) críticas de livros, de obras artísticas ou de eventos.

5) Escritas experimentais.


1) Artigos acadêmicos

Os artigos devem ser formatados em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice, fonte Arial, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5 cm. As páginas devem ser na proporção (21 cm x 17cm), com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. Os artigos devem ter, no total, entre 3.000 e 15.000 palavras.

Serão enviados dois artigos, um sem indicação dos/as autores/as e afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) e outro, com indicação dos/as autores/as e afiliação, duas linhas abaixo do título, com alinhamento à direita. Os arquivos dos artigos devem estar nomeados pelas duas primeiras palavras do título, sendo: artigo A, aquele que não possui indicação dos autores e artigo B, o artigo com todos os dados.

Exemplo:

Título: A imagem nas aulas de artes numa escola pública
Artigo A _A_Imagem.doc
Artigo B_A_Imagem.doc

Os artigos devem ter:

a) No cabeçalho, o título em caixa alta destacado em negrito.
b) Resumo de no máximo 120 palavras com os propósitos, métodos e conclusões do texto.
c) Palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5.
d) As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos e em ordem crescente.
e) As citações curtas de até 3 linhas, devem estar no corpo do texto sinalizadas entre aspas. Já as citações com mais de 3 linhas, devem estar numa nova linha, em corpo 11, sem aspas em itálico. As margens continuam iguais: superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm, porém o parágrafo deve ter um recuo de 01 cm à esquerda.
f) Termos/palavras/citações em outros idiomas devem estar grafados em itálico e, quando possível, traduzidos.
g) As imagens/figuras devem ser indicadas no corpo do texto em ordem crescente, exemplo: Fig. 01.
h) As imagens/figuras/tabelas do artigo devem ser enviadas, também individualmente, num momento posterior, caso o artigo seja aprovado. As imagens devem estar em formato jpeg., no modo retrato ou paisagem e possuírem qualidades suficientes para uma boa visualização por meio de telas digitais, não podendo ter menos de 100 ppi (pixels por polegada).


2) Ensaios visuais

Nesta sessão, os ensaios possuem um predomínio referente às imagens, porém, poderão ser acompanhados por textos inseridos/atravessados nelas. Esses ensaios devem decorrer de práticas artísticas e/ou artísticas-pedagógicas e podem ter até 10 imagens em formato jpeg. As imagens devem estar no modo retrato ou paisagem e possuírem qualidades suficientes para uma boa visualização por meio de telas digitais, não podendo ter menos de 100 ppi (pixels por polegada).

Todos os ensaios devem conter uma breve apresentação do trabalho, disponibilizados em arquivo à parte, formatados em formato MS Word (.doc) ou OpenOffice, fonte Arial, corpo 12. As páginas devem ser na proporção (21 cm x 17cm), com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. As apresentações devem ter, título e no máximo 500 palavras.

3) Entrevistas e conversas

O formato/formatação da entrevista é livre, porém não deve ultrapassar 2.000 palavras. Pode estar formatado em arquivo MS Word (.doc) ou OpenOffice, fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5cm, na proporção (21 cm x 17 cm), com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens laterais de 3 cm. Ou, podem ser imagens no formato .jpeg, dentro das proporções da revista. As imagens devem estar no modo retrato e possuírem qualidades suficientes para uma boa visualização por meio de telas digitais, não podendo ter menos de 100 ppi (pixels por polegada). A entrevista deve conter título, breve apresentação do entrevistado e palavras-chave.

4) Resenhas

As resenhas (escritas em português) abordam publicações nacionais e estrangeiras e devem ter até 3.000 palavras, formatadas em arquivo MS Word (.doc) ou OpenOffice, fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5cm, na proporção (21 cm x 17 cm), com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens laterais de 3 cm. Além disso, apresentar a ficha técnica completa da obra. As citações devem seguir o modelo do artigo. As resenhas também devem apresentar o título da versão no idioma original.

5) Escritas experimentais

Esta seção é dedicada à escrita experimental e reflexiva de artistas e/ou professores/as. Os textos devem ter até 3.000 palavras e apresentar título, formatado em arquivo MS Word (.doc) ou OpenOffice, fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, na proporção (21 cm x 17 cm), com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens laterais de 3 cm.

 

Referências conforme a ABNT

Livros:
SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

Capítulos de livros:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano, p. 0-0.

Artigo em periódico:
SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v., n.,
p. 0-0, mês abreviado. ano.


Teses e dissertações:
SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. V. Tese/ Dissertação (Doutorado/ Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, p. 0-0.

Documentos obtidos em meios eletrônicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo,
p. 0-0, mês, ano. Disponível em: <http://www - URL completo do documento>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

Filmes:
Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção, País de produção.

Artigos

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