TREINAMENTOS COMUNITÁRIOS SOBRE AQUECIMENTO DE ÁGUA ECOLOGICAMENTE CORRETO – CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE RENDIMENTO TÉRMICO

Autores

  • Leandro Santos Monteiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cleiton Ferigollo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Dênis Silva Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v4i1.1977

Resumo

O aquecimento solar de água é uma ação correta do ponto de vista ambiental e energético, principalmente no que concerne à economia de energia elétrica e no desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de mostrar a comunidade em geral seus benefícios, foi desenvolvido um aquecedor de água ecologicamente correto utilizando materiais descartados diariamente, como garrafas PET e caixas de leite, que são de difícil reciclagem. As ações de extensão realizadas tiveram por objetivo atingir escolas de ensino fundamental e médio, pais e professores desses alunos bem como a comunidade interna do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina e outros centros dessa instituição, ensinando como construir, distribuindo materiais e fomentando os benefícios para quem utiliza e para a população como um todo. O aquecedor solar desenvolvido é de baixo custo e fácil de ser montado, além disso apresenta excelentes resultados quanto a economia de energia e a preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Santos Monteiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista do Grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC Joinville. Atua principalmente nos seguintes temas: sistemas elétricos de potência, métodos de energia renováveis e eletrônica de potência.

Cleiton Ferigollo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista do Grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC Joinville.

Dênis Silva Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista do Grupo PET Engenharia Elétrica da UDESC Joinville.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

MONTEIRO, Leandro Santos; FERIGOLLO, Cleiton; OLIVEIRA, Dênis Silva. TREINAMENTOS COMUNITÁRIOS SOBRE AQUECIMENTO DE ÁGUA ECOLOGICAMENTE CORRETO – CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE RENDIMENTO TÉRMICO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.5965/cidea.v4i1.1977. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1977. Acesso em: 29 mar. 2024.