Linguagem matemática, ensino de Geometria e língua materna: saberes docentes de uma professora formadora em um curso de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020057

Resumo

No presente artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi o de investigar que elementos dos saberes docentes são colocados em ação na prática pedagógica quando o professor formador articula linguagem matemática e língua materna no ensino de Geometria em uma disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática em um curso de Pedagogia. Para tanto, como opção metodológica, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com uma professora formadora, em uma universidade pública, localizado no Estado do Paraná. Analisamos os dados, organizando-os na forma de episódios. Para este artigo, trazemos um dos episódios analisados, no qual, a professora formadora defende o ensino de Geometria por meio de atividades práticas e materiais manipuláveis. Os resultados mostraram que a professora formadora apresentou às futuras pedagogas possibilidades com materiais manipuláveis para o ensino de geometria, revelando uso de saber profissional. Todavia, no decorrer da utilização desses materiais, não se aprofundou nos conteúdos que poderiam ser ministrados em sala de aula. Diante disso, não percebemos em sua prática a articulação entre linguagem geométrica e a língua materna que pudesse promover a formação das futuras pedagogas. Concluímos que é necessário haver aprofundamento dos saberes disciplinares, ligados aos conhecimentos geométricos a serem ensinados nos anos iniciais para que se tenha oportunidades de estabelecer uma articulação entre linguagem matemática e língua materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Augusto Mazini dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio (2015). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e para Matemática - PCM/UEM. 

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá, PR

Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-PCM da UEM. Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru. Professor no Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/PR, ministrando aulas sobre temática da resolução de problemas no ensino de Matemática e orientando professores de Matemática, que atuam na rede pública de ensino da Educação Básica, na elaboração de produções didáticos-pedagógicas e de seus resultados implementados em sala de aula, totalizando dois anos de atividades. Atuou como Coordenador da área de Matemática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), formação de conceitos geométricos, Formação de Professores que Ensinam Matemática.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

MAZINI DOS SANTOS, Pedro Augusto; PROENÇA, Marcelo Carlos de. Linguagem matemática, ensino de Geometria e língua materna: saberes docentes de uma professora formadora em um curso de Pedagogia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 57–72, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020057. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/16900. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos