As produções acadêmicas sobre a surdocegueira: contribuições para atuação docente
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813012017092Palavras-chave:
Surdocegueira, Educação Inclusiva, DocênciaResumo
Este estudo qualitativo exploratório, realizado por meio de pesquisa documental, aborda o tema surdocegueira, objetivando verificar que informações são veiculadas acerca de estudantes surdocegos em artigos acadêmicos publicados no Brasil, entre os anos de 2001 e 2014, disponibilizados no site de periódicos da Capes. Há o intuito de compreender se essas informações oferecem subsídios à atuação de professores, conforme os aspectos indicados pelos referenciais teóricos. Sete artigos acadêmicos foram encontrados, a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1988) foi adotada, durante a pré-análise algumas categorias foram definidas, sendo elas: diagnóstico, comunicação e interação social. A partir dessa categorização os documentos sofreram a fragmentação, possibilitando a compreensão de que informações são veiculadas acerca do processo educacional de estudantes surdocegos. Com esse trabalho foi possível compreender a importância de estabelecer redes de apoio a escolarização desses estudantes, em que o professor da sala regular e demais profissionais, família e comunidade interajam na promoção de propostas pedagógicas que favoreçam a comunicação e interação social, com vistas à aprendizagem. Conclui-se, também, que são escassas as fontes de informações, mas o professor que busca incluir todos estudantes, tentará compreender possibilidades de comunicação e assim, recursos educacionais e de acessibilidade podem ser explorados.Downloads
Referências
ARAÓZ, S. M. M. Diagnóstico e atendimentos para surdocegos por Rubéola Congênita. Cadernos ::, n. 18, Edição 2001.
ARAÓZ, S. M. M.; COSTA, M. P. R. Aspectos biopsicossociais na surdocegueira. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.14, n.1, jan.-abr., 2008, p.21-34.
ARÁOZ, S. M. M.; COSTA, M. P. R. Reflexão sobre a relação existente entre pesquisas e publicações sobre surdocegueira no Brasil. Revista da Educação Especial, n. 32, Santa Maria, p. 257 – 272, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1988.
BARROSO, E; MESQUITA, H. Os Desafios da Multideficiência - Um Olhar sobre uma Unidade de Apoio a Multideficiência. Revista da Educação Especial, v. 27, n. 48, Santa Maria, p. 219 – 232, Jan – Abr, 2014.
BOCK, G. L. K.; SILVA, S. C. Simbologia Braile. Caderno Pedagógico. Florianópolis: DIOESC/UDESC/CEAD/UAB, 2013.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal do Brasil. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº17/2001, 03 de julho de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.
COSTA, M. P. R. Surdocegueira. In: MARQUEZINE, M. C.; BUSTO, R. M.; MANZINI, E. J. Surdo, Cego e Surdocego frente as questões da Inclusão Escolar. São Carlos: Marquezine & Manzini, 2014.
DINIZ, D. O que é Deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2012.
FARIAS, S. S. P.; SOUZA, M. M. Sugestões para os Lares e para as Famílias. In: PETERSEN, M. et al. Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Sugestões de Recursos Acessíveis e Estratégias de Ensino. São Paulo: Grupo Brasil, 2010.
GALVÃO, N.C.S. S.; MIRANDA, T. G.. Atendimento Educacional Especializado para alunos com surdocegueira: um estudo de caso no espaço da escola regular. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n 1, Marília, p. 43-60, Jan-Mar, 2013.
GARCIA, A. A Síndrome de Usher e suas implicações educacionais. Cadernos ::, n. 18, edição 2001.
LEHMKUHL, M. S. Educação Especial e Formação de Professores em Santa Catarina: Vertentes Médico-Pedagógica e Psicopedagogia como base da Formação Continuada. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis: UFSC, 2011.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação, Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAIA, S. R. Quem são as Pessoas com Surdocegueira e as Pessoas com Deficiência Múltipla Sensorial. In: PETERSEN, M. et al. Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Sugestões de Recursos Acessíveis e Estratégias de Ensino. São Paulo: Grupo Brasil, 2010.
MAIA, S. R.; ARÁOZ, S. M. M.. A Surdocegueira – Saindo do Escuro. Cadernos::, n. 17, Edição 2001.
NASCIMENTO; F. A. A. A. C.; MAIA, S. R. Saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização - surdocegueira/múltipla deficiência sensorial. Educação infantil. 4 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
PETERSEN, M. et al. Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial: Sugestões de Recursos Acessíveis e Estratégias de Ensino. São Paulo: Grupo Brasil, 2010.
ROSA, D. et al. Surdocego Pós – Linguístico. Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.