UMA EXPERIÊNCIA ÉTICO-ESTÉTICA NO MOVIMENTO SOCIAL DOS TRABALHADORES RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781212016079Palavras-chave:
educação, arte, micro-políticas, comunidades, experiências do cotidianoResumo
O presente artigo aborda algumas questões do projeto de pesquisa que teve apoio do Edital CNPq/SEC/MinC em 2014. Propomos uma revisão teórica dos conceitos de mídia, memória e movimento social, baseado em uma filosofia processual de Deleuze (micro-política) e Guattari (paradigma ético-estético), a partir da produção de vídeos com as comunidades. A motivação do nosso projecto consiste em propor práticas ético-estéticas dentro de uma mudança de referências e aspirações das mídias de massa dominantes em relação às experiências cotidianas das pessoas socialmente colocadas à margem. O aspecto teórico da pesquisa faz uma abordagem transdisciplinar para produzir as bases conceituais sobre as quais uma ecologia ético-estética das práticas são construídas. Criamos as condições favoráveis à criação de uma pedagogia ético-estética baseada no surgimento de experiências estéticas.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Las estrategias de la reproducción social. Gutiérrez, Alicia Beatriz, trad. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.
CANCLINI, N. G. Diferentes, Desiguais, e desconectados: Mapas de interculturalidade. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
COMBES, M. Gilbert Simondon and the Philosophy of the Transindividual. Translated by Thomas LaMarre. Cambridge, MA: The MIT Press, 2012.
DELEUZE, G. Cinema 2: The Time-Image. Translated by Hugh Tomlinson and Robert Galeta. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1989.
DELEUZE, G. and GUATTARI, F. Capitalism and Schizophrenia: Anti-Oedipus. Trans. by Robert Hurley, Mark Seem and Helen R. Lane. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1983.
——Capitalism and Schizophrenia Vol. 2: A Thousand Plateaus. Trans. by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1987.
GUATTARI, F. The Three Ecologies. Trans. by Ian Pindar and Paul Sutton. London: Athlone, 2000.
——Chaosmosis. An Ethico-aesthetic paradigm. Trans. Paul Bains and Julian Pefanis. Bloomington: Indiana University Press, 1995.
McLUHAN, M., FIORE, Q. The Medium is the Massage: An Invention of Effects. New York: Bantam, 1967.
SÁ MARTINO, L. M. Teoria da Comunicação. 2a Edição. Petrópolis: Vozes, 2009.
REBOLLEDO PALAZUELOS, F. Becoming One with the Image. Master's Thesis. Montreal: Concordia University, 2013.
SANTOS, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, B. S. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Ediciones Trilce, 2010.
—— Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.
SIMONDON, G. L'individuation psychique et collective: à la lumière des notions de forme, information, potentiel et métastabilité. Paris: Aubier, 1989.
TOURAINE, Alain. From understanding society to discovering the subject. Anthropological Theory, 2002, Vol. 2 (4): 387–398
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.