O USO TERAPÊUTICO DO ESTÊNCIL GRAFITE COM ADOLESCENTES NA OFICINA DE ARTES DO CAPS- AD CASCAVEL

Autores

  • Antônio Carlo Machado CAPS-ad Cascavel.Faculdades Itecne - Cascavel,PR.

Resumo

Este trabalho trata do relato de experiência do uso terapêutico do Estêncil Grafite como atividade expressiva com adolescentes em tratamento por uso e abuso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), realizado na oficina de Arte e Expressão do Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas (CAPS-ad) na cidade Cascavel - Paraná. Há 6 anos, utiliza-se o estêncil grafite como atividade expressiva no plano terapêutico dos adolescentes usuários de álcool e drogas, obtendo resultados como: a vinculação e aceitação do tratamento, melhoria da autoestima e valorização pessoal, além da coloração e singularização do ambiente do CAPS-ad Cascavel, transformando suas paredes num espaço de fala e escuta dos jovens vinculados ao tratamento. Dessa forma, constrói-se e ressignifica-se o ambiente em espaço coletivo de troca e acolhimento aos jovens em tratamento ou aos que passaram por este serviço de saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlo Machado, CAPS-ad Cascavel.Faculdades Itecne - Cascavel,PR.

Antonio Carlos Machado é Artista Plástico, trabalha como orientador de Artes do CAPS-ad Cascavel. Formado em Ed. Física pela UEL-PR, 1986; Pós-graduado em Linguagem, Cultura e Ensino pela Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu-PR, 2008, Pós-graduado em Arteterapia pela Faculdades Itecne - Cascavel, 2010 e em Arte Educação pela ESAP-PR – 2012.

Downloads

Publicado

13-09-2013

Como Citar

MACHADO, Antônio Carlo. O USO TERAPÊUTICO DO ESTÊNCIL GRAFITE COM ADOLESCENTES NA OFICINA DE ARTES DO CAPS- AD CASCAVEL. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 41–57, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3806. Acesso em: 18 abr. 2024.