GOLDENWORLD: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA TRILHA SONORA

Autores

  • Regina Finck Schambeck Udesc
  • Leandro Loan

Resumo

Este artigo consiste em um relato da experiência de uma oficina de criação de Trilha Sonora e Sonoplastia, desenvolvida com um grupo de adolescentes do projeto Novos Talentos do Pólo de Games de Santa Catarina, no período do segundo semestre de 2010. Este relato tem por objetivo socializar as experiências vividas com esse grupo de alunos na perspectiva de professor em formação, já que na época estava concluindo a Licenciatura em Música/UDESC, destaca-se, também, o processo de construção de uma trilha, as impressões, análises e considerações sobre o trabalho desenvolvido. A oficina pedagógica de criação de trilha sonora para o game Goldenworld se constituiu como forma alternativa de abordagem da construção de saberes musicais e procurou despertar nos alunos uma postura mais crítica em relação a esse tipo de criação musical. As atividades aqui relatadas fazem parte do Trabalho de Conclusão de Curso (LOAN, 2010).

Biografia do Autor

Regina Finck Schambeck, Udesc

Regina Finck Schambeck é Doutora em Educação (UFRGS) e trabalha da área de educação musical e formação de professores de música da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Tem pesquisado sobre as questões de inclusão e educação musical. Atualmente participa como coordenadora dos Projetos de Pesquisa Observatório da Educação – CAPES/INEP/SECAD - “Formação de Professores de Música no Brasil” e do Projeto de Extensão com apoio da CAPES/UDESC “NUPEART: ações artístico-culturais para professores e alunos da rede pública de ensino básico.

Leandro Loan

Licenciado em Música (UDESC) e atua na área de trilha sonora e sonoplastia. Participou em 2011 do Projeto “Novos talentos” (NUPEART/CEART/CAPES), ministrando oficinas para alunos do ensino fundamental na aplicação de novas tecnologias e educação musical.

Downloads

Publicado

2012-03-06

Edição

Seção

Relatos de Experiência