O uso dos aplicativos Hand Talk e libras visual no processo de alfabetização de uma criança surda

Autores

  • Gilvânia Marques Rodrigues Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Gueidson Pessoa de Lima Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0061

Palavras-chave:

alfabetização, surdez, tecnologias digitais de informação e comunicação -TDIC’s

Resumo

O presente trabalho se configura como um recorte de pesquisa concluída de pós-graduação e se propõe a refletir acerca do uso dos aplicativos Libras Visual e Hand Talk no processo de alfabetização de uma criança com surdez na Educação Infantil, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Areia Branca/RN. Para tanto, apresentamos os Apps ao aluno e professoras da escola; elaboramos atividades de alfabetização sob uma perspectiva bilíngue de ensino e aplicamos atividades junto ao aluno, elaboradas colaborativamente. A metodologia adotada nesta investigação se caracteriza como qualitativa materializada nas atividades realizadas junto ao aluno, bem como na realização de uma entrevista com as professoras colaboradoras.  Embasados nas concepções teóricas de Skliar (1998), Vygotsky (1997), Karnopp (2015), Kenski (2008), dentre outros, chegamos à conclusão de que os aplicativos apresentados se configuram como ferramentas potencializadoras que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda em contexto de alfabetização.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

SILVA, Gilvânia Marques Rodrigues; LIMA, Gueidson Pessoa de. O uso dos aplicativos Hand Talk e libras visual no processo de alfabetização de uma criança surda. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0061, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0061. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/19861. Acesso em: 4 dez. 2024.