Inclusão artística e cultural em contexto de saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781632020125

Palavras-chave:

Arte, Atendimento, Inclusão, Psicossocial.

Resumo

O presente artigo discorre sobre a participação de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) no universo da arte. Nesse estudo é adotada a pesquisa-ação, tendo em vista o contexto de privação que essas pessoas por ventura tenham passado. Essa opção metodológica tem como foco o aprimoramento da prática e da investigação, isto porque permite a observação sobre o processo de interação que envolve os participantes das ações. Assim, presume-se que a inclusão de novos elementos da arte e suas práticas artísticas contribui para o estabelecimento de um lugar social para além dos aspectos da saúde mental e seus atravessamentos. O uso de linhas na perspectiva da subtração, por exemplo, proporciona leveza no traço e pouco desejo na busca de um desenho idealizado – fato que colabora para a ampliação do repertório cultural das pessoas atendidas. Desse modo, elas podem encontrar em seu próprio desenho um efeito estético particular. E, consequentemente, ao inserir um campo novo de valores estéticos na ótica do grupo é proporcionado um deslocamento do olhar para o que havia sido “canonizado” como arte, cumprindo, então, com o objetivo da pesquisa.

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Biografia do Autor

Rosa Iavelberg, Universidade de São Paulo

Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo, Brasil(2000)
Professora Associada da Universidade de São Paulo, Brasil

Adriana Magro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil(2010)
Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

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Publicado

01-07-2020

Como Citar

IAVELBERG, Rosa; MAGRO, Adriana. Inclusão artística e cultural em contexto de saúde mental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 3, p. 125–146, 2020. DOI: 10.5965/198431781632020125. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17513. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LEITURAS INCLUSIVAS DE MUNDO