Qual é o perfil de quem pode entrar? Uma análise dos testes de habilidades específicas de cursos de Licenciatura em Música de Universidades Federais

Autores

  • Renan Santiago de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Teste de Habilidade Específica, Licenciatura em Música, Pierre Bourdieu, Multiculturalismo, Educação Musical

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como os Testes de Habilidade Específicas das Licenciaturas em Música podem funcionar como formas de reprodução do caráter elitista das universidades ou como uma ferramenta para a mudança de tal realidade. Para tal, foi feita análise documental dos editais que regulamentam os Testes de Habilidade Específica de cursos Licenciatura em Música das universidades federais que oferecem tal curso no Brasil (34, no total). Como resultado, pôde-se perceber que os aspectos teóricos da teoria musical europeia são muito valorizados enquanto outros padrões teóricos são omitidos. No que se refere às habilidades práticas, tem-se que os editais priorizam a música erudita, porém, o número de editais que também cobra um repertório formado por músicas populares também é significativo, mas, geralmente, as musicalidades midiáticas são ignoradas. Argumenta-se que os itens cobrados nessa forma de avaliação têm servido como uma maneira de se selecionar um tipo de estudante que se encaixe naquilo que uma dada instituição deseja, enquanto outros perfis são excluídos do cotidiano universitário.

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Biografia do Autor

Renan Santiago de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação (UFRJ). Mestre em Educação (UFRJ). Licenciado em Música (CBM-CEU). Licenciando em Pedagogia (UNIRIO)

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação (UERJ). Mestre em Educação (UCP). Bacharel e Licenciado em Música (CBM-CEU). Licenciado em Pedagogia (UNINOVE). Professor da UFPI (graduação em Música e pós-graduação em Educação)

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Publicado

01-10-2018

Como Citar

SOUSA, Renan Santiago de; MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Qual é o perfil de quem pode entrar? Uma análise dos testes de habilidades específicas de cursos de Licenciatura em Música de Universidades Federais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 4, p. 194–220, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11577. Acesso em: 28 mar. 2024.