What is the LIGHT THAT TOUCHES US? Stage lighting and black skin

Authors

  • Alexandra Gabriela de Melo da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250401

Keywords:

black theater, NEGA collective, stage lighting , black skin

Abstract

This article is the result of a Final Course Project (TCC) and aims to present and reflect on my first practices as a stage lighting technician focusing on black bodies, based on the current visual structures and how they influence the construction of narratives and stereotypes that favor or not certain bodies when faced with the reproduction of images. Constructing forms of representation that directly influence the creation of stage lighting in shows, performances and other types of artistic manifestations about the black body. Having as its main field of research the Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes). This study strives to contribute to a conversation between the fields of Theater, Lighting and Postcolonial Studies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alexandra Gabriela de Melo da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra no programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Desenvolve desde a graduação a pesquisa sobre iluminação cênica e peles negras.

References

BACO EXU DO BLUES. Bluesman (Filme Oficial), Youtube, s/d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-xFz8zZo-Dw. Acesso em: 04/01/2022.

BOMFIM, Felipe Corrêa. Derivações do olhar: visualidades, cinematografia e as relações étnicoraciais. Campinas, SP: Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2021 (Tese de Doutorado).

CAMARGO, Roberto Gil. A escrita e a não escrita da luz. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, volume 1, número 31, p. 216-224, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/14145731013120182 16. Acesso em: 24/10/2021.

CATHERINE HILL. Como descobrir o subtom da pele e como ele influencia na

sua maquiagem? (endereço eletrônico). Disponível em: https://blogcatharinehill.com.br/catharine-hill/descobrir-o-subtom-da-sua-pele-maqui

agem/. Acesso em: 07 de janeiro de 2022.

COLETIVO NEGA. Coletivo Nega (endereço eletrônico), s/d. Disponível em: http://coletivonega.com.br/. Acesso em: 03/02/2022.

CUNHA, Leandro. Estudo para fotografias de pessoas com pele preta. Medium,

Disponível em: Estudo para fotografias de pessoas com pele preta | by Leandro Cunha | Medium. Acesso em: 10/11//2021.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. bell hooks: tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.

MOVIMENTO RGBBLACK@. RGBlack@: retratando a grandeza da beleza negra (endereço eletrônico). Disponível em: http://rgblack.org/rgblack/. Acesso em: 03/02/2021. Movimento RGBlack@ pretende fomentar debate sobre o viés racial presente na indústria do audiovisual. Mundo Negro (endereço eletrônico), publicado em 22/10/2021. Disponível em:https://mundonegro.inf.br/movimento-rgblack-pretende-fomentar-debate-sobre-o-vies-racial-presente-na-industria-do-audiovisual/. Acesso em: 03/01/2022.

LUZ LABORATÓRIO. Laboratório Universitário de Tecnologia Cênica do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, s/d. Disponível em: https://www.udesc.br/ceart/luz. Acesso em: 03/02/2022.

ROTH, Lorna. Questão de pele. Zoom Revista de Fotografia, publicado em 23/06/2016. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-10/questao-de-pele/. Acesso em: 03/02/2022.

PAES, Thuanny. Teatro é coisa de preto e preta sim! O surgimento do Teatro Negro do Coletivo NEGA em Florianópolis. Florianópolis: Curso de Licenciatura em Teatro do Centro de Artes da UDESC, 2017. (Trabalho de Conclusão do Curso).

ROSCO. Guia Supergel: Cores que emocionam. Disponível em: http://roscobrasil.com.br/supergel. Acesso em 18 de dezembro de 2021.

SILVA, Alexandra Gabriela de Melo da. Qual é a luz que nos toca?: a iluminação cênica e a pele negra. 2022. 58 f. Monografia (Graduação em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem da luz. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à "scriptura do visível”. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2013 (Tese de Doutorado). Disponível em: TESE DE DOUTORADO REVISÃO (usp.br). Acesso em: 03/02/2022.

ZÂMBIA, Nando. Eu estou pontuando o que quero que seja pontuado. Revista Labcenas, vol. 1, no. 1, s/p. 2021 Disponível em: https://revistalabcenas.bogum.com.br/2021/04/06/a1e1nandozambia/.

Published

2025-06-30

How to Cite

SILVA, Alexandra Gabriela de Melo da. What is the LIGHT THAT TOUCHES US? Stage lighting and black skin. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250401. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27090. Acesso em: 5 sep. 2025.