Narrative and visual subversions in Aquém das Nuvens: a look at blackness, aging, and affection

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669050920250205

Keywords:

blackness, representation, controlling images, social imaginary, cinema

Abstract

This article analyzes the short film Aquém das Nuvens (2010), observing how the narrative and visual constructions of the characters Nenê and Geralda, an elderly black couple with positive emotional exchanges, are carried out. The study dialogues with the constructionist perspective of Applied Linguistics, Critical Race Theory and Cultural and Feminist Studies, starting from bell hooks' thinking on representation to discuss ways of resistance and subversion to visual stereotypes, often associated with black people in cinema, composing a powerful and positive imagery field that permeates the social imaginary.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Soares de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Literatura pela UFSC - PPGLIT (2022) - pesquisa sobre relações entre literatura, cinema e imagens de controle a partir da descrição de visualidade de personagens negras femininas na filmografia de Viola Davis. Doutora em Artes Cênicas pela UDESC - PPGT (2022). Mestre em Saúde Pública - UFSC 2007.

Gabriela Gonçalves da Silva, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Mestra em Relações Étnico-raciais (PPRER/ CEFET-RJ) e Pedagoga (UFRJ). Atua na coordenação de projetos socioculturais e educacionais voltados para a formação e ampliação do audiovisual e artes visuais. Atualmente está como coordenadora pedagógica do programa Imagens do Povo do Observatório de Favelas e produtora do projeto Agência Jovens Comunicadores Territórios Vivos da Bem TV.

 

References

BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Rev DELTA. São Paulo, v.3, n. especial, p.96-126, Ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/Y8HLKnQRjQs8ZpdHjQY4fqH/?lang=pt . Acesso em 15 Set., 2024.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro. São Paulo: Boitempo, 2019.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: HOLLANDA, H. B. (org) Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019, p. 226-244.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOOKS, bell. Anseios - raça, gênero e políticas culturais. São Paulo: Elefante, 2019a.

HOOKS, bell. Olhares Negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019b.

HOOKS, bell. Escrever além da raça - teoria e prática. São Paulo: Elefante, 2022.

HOOKS, bell. Cultura fora da lei - representações de resistência. São Paulo: Elefante, 2023a.

HOOKS, bell. Cinema vivido - raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023b.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Discursos racializados e epistemologias étnicas. In: DENZIN, Norman K. et al. (org.) Planejamento da pesquisa qualitativa teorias e abordagens. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006. cap. 9, p. 259-279.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas. Florianópolis, n. 22 (3), p. 935-952, set-dez 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755/28577 Acesso em 14 Mai., 2023.

AQUÉM das Nuvens. Direção e roteiro de Renata Martins. Produção Preta Portê Filmes. São Paulo: 2010, 18m14s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nwE9tEXft4w Acesso em 18 Set. 2024.

MEDEIROS, Luciana Soares de. COR, LUZ E SOMBRA: Reflexões sobre percepção e processo de criação de maquiadores-caracterizadores. 2022. 434 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas). Centro de Artes, Design e Moda, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000a4/0000a444.pdf Acesso em 25 Mai., 2023.

MEDEIROS, Luciana Soares de. A caracterização como composição da imagem e ponto de partida para análise da representação de personagens negras no cinema brasileiro contemporâneo. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB. v.11, n.2, p.219–243, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v11n2p219 Acesso em 05 Mai. 2024.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: uso e sentidos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, Conceição de Maria Ferreira. Mulheres negras e (in)visibilidade: imaginários sobre a intersecção de raça e gênero no cinema brasileiro (1999-2009). 2016. 297 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21017 Acesso em 05 Abr., 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (org) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014.

Published

2025-06-30

How to Cite

MEDEIROS, Luciana Soares de; SILVA, Gabriela Gonçalves da. Narrative and visual subversions in Aquém das Nuvens: a look at blackness, aging, and affection. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 5, n. 09, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/27644669050920250205. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/27101. Acesso em: 5 sep. 2025.

Issue

Section

Caracterização e composição cênica: Articulações teóricas, práticas, técnicas e pedagógicas sobre figurino, cabelo e maquiagem na construção da imagem cênica