Caracterização Cênica: um relato sobre processos de ensino-aprendizagem-criação de maquiagem
DOI:
https://doi.org/10.5965/27644669051020250701Resumo
Este texto compartilha minha experiência de docência na disciplina Caracterização, oferecida no curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos anos de 2017 e 2018. A escrita contextualiza o relato e apresenta o caminho proposto por mim para ensinar-aprender-criar caracterização cênica, em específico a maquiagem, no ensino superior. Além disso, evidencia os exercícios propostos e as táticas artístico-pedagógicas elaboradas, articulando conhecimentos sobre maquiagem com diferentes aspectos da encenação teatral e das práticas pedagógicas em Teatro. Para tanto, são utilizados como material de apoio os registros fotográficos das aulas e dos trabalhos finais desenvolvidos pelas turmas ao longo dos semestres.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 82.385, de 5 de outubro de 1978. Regulamenta a Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978, que dispõe sobre as profissões de artista e de técnico em espetáculos de diversões, e dá outras providências.
DENNY, Marcelo. Funções expressivas e comunicativas da maquiagem na arte teatral. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2004.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
HALLAWELL, Philip. Visagismo – harmonia e estética. São Paulo: Editora SENAC, 2010.
LAPLAGNE, Roberto. Maquiagem teatral: uma experiência metodológica de ensino na licenciatura em Teatro. Tese de Doutorado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2015.
LAPLAGNE, Roberto. A maquiagem de Claudete Elóy na companhia de teatro da UFBA nas montagens: Na selva das cidades; A mulher sem pecado; e Hedda Gabler. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2007.
MAGALHÃES, Mona. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica. Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2010.
MAGALHÃES, Mona. Caracterização Teatral: uma arte a ser desvendada. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson. Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.
MAGALHÃES, Mona. Um rosto para a personagem: o processo criativo das maquiagens do espetáculo teatral “Partido”, do Grupo Galpão. Dissertação de Mestrado em Ciência da Arte, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.
MOLINOS, Duda. Maquiagem. São Paulo: Senac, 2010.
MORAES, Márcia Cristiane Dall Oglio de. O efeito de real e o efeito teatral: reflexões sobre o lugar da maquiagem no teatro ocidental. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
PAVIS, Patrice. Análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. São Paulo, Perspectiva, 2015.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: SENAC-SP, 2009.
RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: SENAC, 2013.
SILVA, Renata Cardoso da. O Mambembe: uma experiência de criação de maquiagem na formação de atores. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.
VIVAS, Jesus. A maquiagem no processo de construção do personagem. Dissertação de Mestrado em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Larcher

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
