Acervo vivo: estratégias de análise do figurino a partir da memória da cena no Teatro Universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669030520230202

Palavras-chave:

figurino, história, memória, teatro

Resumo

O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre o acervo de figurinos do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (TU) e de seus espetáculos ao tentar extrair da coleção criada pelos acervos — fotográfico e de figurinos — estratégias de análise de categorias das roupas. A referida pesquisa aborda a complexidade de catalogação de acervos de figurinos e abre um leque de memórias possíveis a partir desses acervos. Para entender esses acervos, buscamosaplicar a eles o conceito de memória,desenvolvido por Paul Ricouer (2007) no livro Memória, História e Esquecimentoe por Pierre Nora texto Entre Memória e História: A problemática dos lugares(1993), a fim de que possa ser discutida a noção de classificação, bem como a relação entre História e Memória.

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Biografia do Autor

Denise Araújo Pedron, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2006). Professora no Curso Técnico em Teatro do Teatro Universitário da UFMG. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em História e Teoria Teatral, atuando como pesquisadora, principalmente nos seguintes temas: crítica teatral, processos criativos em performance, intervenção urbana e teatro contemporâneo.

Tereza Bruzzi, Universidade Federal de Minas Gerais

Arquiteta, Cenógrafa, Figurinista e Professora no Curso Técnico em Teatro do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, tendo trabalhado com diversos grupos nacionais há mais de 20 anos. É Master of Research in Humanities and Cultural Studies no Birkbeck College/University of London (2008) e Doutoranda em Artes da Cena na Escola de Belas Artes da UFMG.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PEDRON, Denise Araújo; CARVALHO, Tereza Bruzzi de. Acervo vivo: estratégias de análise do figurino a partir da memória da cena no Teatro Universitário. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5965/27644669030520230202. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/23522. Acesso em: 9 dez. 2024.