ANÁLISE HISTÓRICA DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)

Autores

  • Márcia Regina Pfuetzenreiter
  • Arden Zylbersztajn

Palavras-chave:

Medicina Veterinária, Currículo, Educação Veterinária.

Resumo

O trabalho apresenta a evolução histórica dos currículos praticados pelo curso de Medicina Veterinária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Examinou-se, por meio de um estudo documental, desde a primeira grade curricular do curso, implantada em 1973, até o último currículo – que segue as normas dispostas para o currículo mínimo para a educação veterinária aprovadas pela Resolução 10/84. Os principais campos de atuação da Medicina Veterinária – que guardam correspondência com os conteúdos curriculares dos cursos – foram relacionados com a categoria epistemológica “estilo de pensamento” sugerida por L. Fleck. Observou-se que aconteceram poucas mudanças significativas na grade curricular desta instituição de ensino superior, concluindo-se que o currículo do curso está pautado pelo pensamento da Medicina Veterinária no início da década de 1980.

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Como Citar

PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A. ANÁLISE HISTÓRICA DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC). Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 3, n. 1, p. 62-70, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5481. Acesso em: 29 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigo Completo - Áreas Correlatas