ANÁLISE DO VIGOR E DA ATIVIDADE DA a-AMILASE EM SEMENTES DE CULTIVARES DE ARROZ SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS COM ÁCIDO ACÉTICO

Autores

  • Luiz Augusto Salles das Neves
  • Dario Munt de Moraes

Palavras-chave:

Oryza sativa L., BR IRGA- 410, Epagri 111, germinação das sementes, condutividade elétrica.

Resumo

Os ácidos orgânicos acumulados, devido a decomposição da matéria orgânica no solo sob irrigação, afetam o desenvolvimento de plântulas em lavouras de arroz. Por isso, a qualidade fisiológica das sementes de arroz, submetidas à ação de ácidos orgânicos, deve ser estudada. Sementes de arroz das cultivares BR IRGA-410 e Epagri 111 foram submetidas a tratamentos com ácido acético nas concentrações zero; 1,0; 2,0; 4,0; 8,0 e 16,0 ml.L-1 para avaliar o teor de amido e a atividade da aamilase na germinação, e a condutividade elétrica. Todos os testes seguiram o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições e em todos eles o teste F mostrou significância.Verificouse que a primeira contagem da germinação (PCG) e a germinação (G) foram reduzidas com o aumento nas concentrações de ácido acético em ambas cultivares. O teste da condutividade elétrica (CE) demonstrou que a cultivar Epagri 111 liberou maior quantidade de exsudatos que a BR IRGA-410. A solubilização do amido (Am) decresceu com o incremento da concentração do ácido acético na cultivar Epagri 111 e aumentou na BR IRGA-410, para decrescer após concentração de 4,0 ml.L-1. A atividade total da a-amilase foi aumentada com o incremento da concentração do ácido acético, na cultivar BR IRGA-410 e diminuiu na Epagri 111. De forma geral, o ácido acético afetou negativamente ambas as cultivares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

NEVES, Luiz Augusto Salles das; MORAES, Dario Munt de. ANÁLISE DO VIGOR E DA ATIVIDADE DA a-AMILASE EM SEMENTES DE CULTIVARES DE ARROZ SUBMETIDAS A DIFERENTES TRATAMENTOS COM ÁCIDO ACÉTICO. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 4, n. 1, p. 35–43, 2005. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5399. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)