A Vida Social dos Instrumentos Musicais de Eliot Bates
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530401022016096Palavras-chave:
Organologia, Instrumentos Musicais, Teoria Ator-Rede, Eliot BatesResumo
Este trabalho apresenta uma resenha sobre o artigo de Eliot Bates (2012) A Vida Social dos Instrumentos Musicais. O autor faz uma reflexão sobre a organologia onde critica os antigos sistemas classificatórios, comenta importantes trabalhos sobre o tema e propõe um novo paradigma baseado na Teoria Ator-Rede.
Downloads
Referências
BATES, Eliot. The social life of musical instruments. Ethnomusicology, v. 56, p. 363-395, 2012.
KARTOMI, Margaret. On Concepts and Classifications of Musical Instruments. Chicago: University of Chicago Press, 1990.
MORAES, Márcia. A ciência como rede de atores: ressonâncias filosóficas. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol. 11(2): 321-33, maio-ago. 2004.
NETTL, Bruno. The Study of Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts. Chicago: University of Illinois Press, 1983.
OLIVEIRA PINTO, Tiago de. Som e música. Questões de uma Antropologia Sonora. Revista Antropologia. São Paulo, USP, v.44, n.1, p. 221-286, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ORFEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 