A humanidade do fazer musical com as Tocatas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530401022016021043Palavras-chave:
Tocata, Reuniões Musicais, Improvisação Musical, Processo Criativo, Colaboração, Relatos de ExperiênciaResumo
O objetivo deste artigo é traçar a relevância social e musical do evento conhecido por “Tocata”, em Florianópolis/ SC. Proposta com a forma de um encontro informal, aberto e não restrito a músicos, a Tocata se abre como uma experiência compartilhada que favorece diferentes potencialidades do fazer musical, assim como a reinvenção da relação dos participantes com a música. Dada esta especificidade das interações e do convívio humano, tal como ali ocorrem, a Tocata nos possibilita uma experiência artístico-musical que se dá no devir de um processo criativo, simultâneo e coletivo, onde a ação musical pretende se apresentar de forma afetiva, espontânea e intuitiva. Os dados da pesquisa partem dos relatos de participantes registrados entre 2015 e 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso: Convívio Experimental e Improvisação Musical na Tocata: da produção de uma atitude ético-estética. Situamos estes relatos em articulação com a nossa própria experiência, enquanto participantes e pesquisadores no campo da música e artes visuais, e em diálogo com estes campos introduzimos descrições da Tocata e reflexões que nos acompanham no decorrer dos últimos anos.
Downloads
Referências
BAILEY, Derek. Improvisation: Its nature and practice in music. Da Capo press, inc: United States of America, 1993.
BONDIA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. 2002.
CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harperperennial Modernclassics, 2008.
GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Farnham, Surrey: Ashgate Publishing Company, 2002.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. (Epistemologia e sociedade) ISBN (Broch.).
LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. Tradução de: Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2012.
SMALL, Cristopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998. 230 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ORFEU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 