O nacionalismo de Alexandre Levy em suas variations sur un thême populaire brésilien

Autores

  • Henrique Segala Villela Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401012016025

Palavras-chave:

Alexandre Levy, Nacionalismo musical brasileiro, Geração de 1870, Musicologia

Resumo

O presente artigo investiga o nacionalismo de Alexandre Levy (1864 - 1892) através do levantamento bibliográfico, compreendendo o contexto histórico, um resumo biográfico do compositor e o estudo de suas correspondências com os ideais de modernidade e identidade nacional da “geração de 1870” e outros intelectuais de seu tempo. Por fim, também coleta informações relevantes e analisa comentários publicados sobre as Variações sobre um tema popular brasileiro (1887), além de realizar uma pequena análise musical. O objetivo foi esclarecer o pensamento do compositor e suas intenções ao compor a obra em questão. Pôde-se deslumbrar um nacionalismo musical que não era exclusivo de Alexandre Levy, mas compartilhado por contemporâneos e que apresenta uma proeminente faceta cosmopolita.

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Biografia do Autor

Henrique Segala Villela, Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Iniciou aulas de piano aos 8 anos de idade com a professora Marisa Farinelli em sua cidade natal Jundiaí, São Paulo. Prosseguiu seus estudos no Instituto Cultural e Musical “Dr. Gomes Cardim”, sob orientação de Ulisses Dumalakas, onde concluiu o curso técnico em Habilitação Musical - Piano. É bacharel em Música - Instrumento - Piano pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo estudado com o Prof. Dr. André Rangel. Participou em masterclasses com Paulo Steinberg, Renato Figueiredo, Gilberto Tinetti, Ney Fialkow, Flávio Augusto, Gigla Katsarava e Cristina Ortiz. Desenvolve suas atividades em música de câmara, contemporânea, brasileira e correpetição, além de se apresentar frequentemente como solista.

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Publicado

2016-07-12

Como Citar

VILLELA, Henrique Segala. O nacionalismo de Alexandre Levy em suas variations sur un thême populaire brésilien. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 025–043, 2016. DOI: 10.5965/2525530401012016025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/7035. Acesso em: 29 mar. 2024.