Prática e Didática da Música de Câmara

Sonia Ray

Resumo


Questões relativas à atuação do músico camerista e professor de música de câmera são o foco deste texto. A pouca atenção de pesquisadores da área de performance musical aos fundamentos da realização e ensino desta prática tem levado a uma multiplicidade, por vezes desorientada, de ações na formação do camerista. O objetivo principal da discussão aqui apresentada é gerar reflexão sobre o tema bem como oferecer diretrizes para estudantes e professores de música de câmara.  Partindo do conceito de Pedagogia da Performance Musical (XXX, 2015), são apresentados fundamentos e sugestões de organização didática da música de câmara em nível intermediário (graduação). Para tanto, o texto está organizado em três partes principais: 1) Fundamentos para uma Didática da Música de Câmara, 2) Elementos da prática e didática da música de câmara e 3) Considerações de organização em planejamentos da disciplina. Acredita-se que a reflexão e sugestões apresentadas venham a contribuir para o desenvolvimento dos estudos sobre prática e didática da música de câmara, sobretudo em processos formais de ensino. 

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DOI: https://doi.org/10.5965/2525530404012019151

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