Iniciação ao violão através de práticas musicais coletivas: aspectos para a produção de arranjos didáticos

Tamires Lemos Rampinelli, Clayton Daunis Vetromilla

Resumo


Este estudo apresenta aspectos do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Música (Proemus) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Depois de breve categorização de uma amostragem da produção pedagógica de violonistas brasileiros renomados (ZANON, 2006), discutimos aspectos pertinentes à elaboração de arranjos didáticos visando o contexto de aulas coletivas de instrumento. Finalmente, são apresentadas duas versões instrumentais para a canção folclórica O cravo brigou com a rosa, que contemplam os temas discutidos anteriormente. Do ponto de vista teórico, confrontamos França e Swanwick (2002) ao propor um estudo da performance instrumental que contempla criatividade, expressividade e consistência estilística.

Palavras-chave


violão - instrução e estudo; arranjo (música); educação musical; música - instrução e estudo; musicalização

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DOI: https://doi.org/10.5965/2525530404012019101

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