ENSINAR E INVESTIGAR TEACHING AND INVESTIGATING

Maria Luísa Ribeiro Ferreira

Resumo


Este texto organiza-se em quatro tópicos: Ensino e/ou investigação - a pertinência de um dilema; O testemunho de um filósofo - Espinosa e a rejeição do ensino; Ensinar e investigar, um falso dilema ontem? Ensinar e investigar, um falso dilema hoje? Atenderemos em primeiro lugar à autonomia dos conceitos de investigação e de ensino, considerando a especificidade de cada uma destas atividades. Ilustraremos o dilema recorrendo a um filósofo - Espinosa - que rejeitou o ensino em prol da investigação. Depois analisaremos até que ponto essa escolha o impediu de ensinar. Transportando o dilema para a atualidade concluiremos pela necessidade de conciliar investigação e ensino, verificando que não só é possível mas também desejável que todo o professor investigue, sob pena de se tornar um mero repetidor, atraiçoando a sua vocação de amigo da filosofia.

Palavras-chave: Ensino. Investigação. Didática.

Texto completo:

PDF


Contato:
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
(48) (48) 3664-8585
revistalinhas@gmail.com